Mais

Ténis: Zverev, João Fonseca e a despedida de Schwartzman são atrações em Buenos Aires

Zverev marca presença em Buenos Aires
Zverev marca presença em Buenos AiresMarina Espeche / NurPhoto / NurPhoto via AFP
O número dois do mundo, o alemão Alexander Zverev, lidera a lista de jogadores que jogam a partir desta segunda-feira no ATP de Buenos Aires, que será marcado pela retirada de Diego Schwartzman.

Zverev foi finalista do Open da Austrália, tendo perdido para o número 1 Jannik Sinner na final há duas semanas. Ao chegar a Buenos Aires, o alemão deixou claro que sua decisão de começar cedo a sua preparação em quadras de terra batida faz parte da sua estratégia rumo a Roland Garros.

Siga o ATP de Buenos Aires pelo Flashscore

“Quero almejar Roland Garros e minha ideia é jogar o maior número possível de partidas no saibro, porque agora tenho Paris como meta. Quero competir por esse título”, disse Zverev ao jornal La Nacion.

Zverev fará a sua estreia no torneio argentino, mas ele já jogou no país sul-americano numa partida de exibição há pouco mais de cinco anos em Buenos Aires contra Roger Federer.

O finalista australiano e campeão olímpico em Tóquio deu um voto de confiança à turnê latino-americana em pisos lentos, num momento em que o piso duro está a ganhar espaço no circuito, relegando a terra batida a cada vez menos torneios.

“Historicamente, grandes jogadores saíram (da América Latina), acho que esses torneios são muito importantes para o desenvolvimento do ténis aqui e do ATP Tour em geral”, disse Zverev numa conferência de imprensa antes do torneio.

Oficialmente chamado de Open da Argentina, o torneio ATP 250 é realizado no Buenos Aires Lawn Tennis Club e oferece cerca de 658.000 dólares (637.286 euros) em prémios em dinheiro.

Outros destaques

O segundo jogador pré-classificado será o dinamarquês Holger Rune, 14.º do ranking, que vem de participar do evento de Roterdão e de chegar aos oitavos de final em Melbourne, etapa em que perdeu, assim como Zverev, para Sinner.

Outro jogador de destaque a ser observado é o brasileiro João Fonseca, que vem de uma grande prestação no Open da Austrália e faz a sua estreia contra o argentino Tomás Martín Etcheverry, enquanto o atual campeão, o argentino Facundo Díaz Acosta, vai estrear contra o brasileiro Thiago Wild.

Ponto final para Peque

O torneio terá um dia especial na noite de terça-feira, no que pode ser a última partida do argentino Diego Schwartzman, ex-número oito do mundo, que se vai retirar do ténis neste evento, tendo como adversário Nicolas Jarry, finalista na capital argentina há 12 meses.

O torneio argentino também verá a estreia da revisão eletrónica de vídeo, com a qual o sistema de observação automática dos toques da bola, que antes era usado apenas em quadras rápidas e na relva, também será usado em torneios de terra batida a partir desta temporada por ordem da ATP.

Estes são os jogadores pré-qualificados para o torneio em Buenos Aires:

1. Alexander Zverev (Alemanha)

2. Holger Rune (Dinamarca)

3. Lorenzo Musetti (Itália)

4. Alejandro Tabilo (Chile)

5. Francisco Cerúndolo (Argentina)

6. Sebastian Baez (Argentina)

7. Nicolás Jarry (Chile)

8. Tomás Martín Etcheverry (Argentina)