Ténis: Carlos Alcaraz vence o seu rival Jannik Sinner num espetáculo de exibição na Coreia do Sul

Jannik Sinner e Carlos Alcaraz após o encontro
Jannik Sinner e Carlos Alcaraz após o encontroREUTERS / Kim Soo-Hyeon

Carlos Alcaraz superiorizou-se ao seu grande rival Jannik Sinner por 7-5, 7-6(8) para conquistar o Hyundai Card Super Match, um encontro de exibição realizado em Incheon, na Coreia do Sul, este sábado, assinalando assim o arranque da temporada para os dois melhores jogadores do ténis masculino mundial.

Recorde as incidências da partida

As diferenças entre os dois jogadores foram mínimas neste duelo animado, com o número um mundial Carlos Alcaraz a conseguir a vantagem no final de cada set para garantir o triunfo.

"Todos precisamos do apoio dos adeptos. Sentir esse apoio e o carinho do público foi fundamental para eu dar o meu melhor e jogar ténis de alto nível como hoje", afirmou Alcaraz.

Na conferência de imprensa de sexta-feira, Sinner explicou que este encontro não seria um verdadeiro indicador do nível de ambos antes da nova época e que os dois jogadores iriam sobretudo procurar entreter os espectadores.

Cumpriram o prometido, já que este confronto, bastante descontraído, esteve longe da intensidade que normalmente marca os seus duelos nas maiores arenas do ténis.

Ambos variaram o seu jogo com muitos golpes espetaculares e proporcionaram várias trocas memoráveis, mantendo os adeptos da Inspire Arena entusiasmados. Sinner chegou mesmo a permitir que uma criança do público jogasse um ponto por si no segundo set.

Eventos de exibição

Os dois jogadores proporcionaram um grande espetáculo, habituados que estão a brilhar em eventos de exibição.

Sinner e Alcaraz participaram no torneio de exibição Six Kings Slam em Riade em 2024 e 2025, com o italiano a vencer a final em ambas as ocasiões.

Alcaraz defendeu a sua opção de participar neste tipo de eventos lucrativos, mesmo tendo já admitido a possibilidade de abdicar de alguns torneios ATP para preservar a sua saúde num calendário exigente. Considera que estas exibições lhe permitem aliviar um pouco a rotina do circuito.

O tenista espanhol reconheceu ainda que as motivações financeiras têm peso nestes eventos. Aliás, já tinha afirmado no ano passado que o prémio em causa foi determinante na sua decisão de disputar o Six Kings Slam.

Agora que este encontro de exibição terminou, chega a altura dos desafios a sério para Sinner e Alcaraz, que vão agora concentrar-se no Open da Austrália.

Ambos têm muito em jogo no primeiro Grand Slam da temporada, que arranca no Melbourne Park a 18 de janeiro. Sinner procura conquistar o seu terceiro título consecutivo no Open da Austrália, enquanto Alcaraz sonha alcançar o Grand Slam de carreira.

"Foi um encontro divertido, foi para isso que viemos aqui e, obviamente, agora o principal objetivo está na Austrália. No fundo, os encontros de exibição são diferentes. Estamos um pouco mais relaxados e também procuramos divertir o público com jogadas e ações variadas em campo", sublinhou Sinner.