Recorde as incidências da partida
Van de Zandschulp chegou à China depois de uma sequência de três derrotas consecutivas, que remontava à final de Winston-Salem, em que Marton Fucsovics foi coroado campeão.
Em Chengdu, Van de Zandschulp foi sorteado contra o qualifier MacKenzie McDonald, o 98.º classificado. McDonald não cedeu nada e desferiu o primeiro golpe do encontro, quebrando Van de Zandschulp para fazer 3-2 e obter uma vantagem que não largaria durante o resto do primeiro set.
Van de Zandschulp aumentou a pressão no segundo set, vencendo dois jogos em branco antes de quebrar McDonald no sexto jogo. O neerlandês fechou um segundo set forte com um terceiro jogo em branco, forçando um terceiro set decisivo em Chengdu.

O seu adversário americano rapidamente assumiu o controlo do terceiro set com um break no primeiro jogo de serviço de Van de Zandschulp. McDonald continuou a aumentar a pressão desde cedo e conquistou dois pontos de break enquanto mantinha uma vantagem de 3-0, que Van de Zandschulp conseguiu defender.
Um segundo break tardio praticamente virou o set para McDonald, tornando redundante o rebreak de Van de Zandschulp e fechando o set no seu quarto match point.
McDonald garantiu o seu lugar na 2.ª ronda do torneio ATP 250, no qual irá defrontar o qualifier georgiano Nikoloz Basilashvili.