Recorde as incidências da partida
Rybakina, a vencedora de Wimbledon em 2022, conquistou a quinta vitória na sua rivalidade pessoal de 12 jogos com a número um mundial. A vitória foi uma vingança por uma derrota com Sabalenka na relva de Berlim, há dois meses.
Rybakina vai disputar uma meia-final contra Iga Swiatek, que derrotou Anna Kalinskaya por 6-3, 6-4.
Swiatek, terceira cabeça de série e atual campeã de Wimbledon, dominou a partida e abriu novos caminhos num dos dois únicos torneios de nível 1000 em que não conseguiu chegar a uma final
Rybakina foi ajudada por 11 ases ao derrotar Sabalenka e alcançar a sua primeira meia-final em Cincinnati.
"Estou contente com o meu serviço. Foi a chave hoje", disse Rybakina.
"Servi muito bem. Se ela estivesse a servir bem, teria sido um jogo totalmente diferente. Também foi intenso a partir da linha de base. Só espero continuar assim", acrescentou.
Rybakina venceu os seus últimos três jogos contra Swiatek, todos disputados esta época.
A cazaque manteve a calma no segundo set, com Sabalenka a fazer dois jogos em branco, com Rybakina a salvar dois break points com ases para liderar por um set e 5-3.
Swiatek precisou de 93 minutos e de cinco match points para ultrapassar Kalinskaya e vingar-se de uma derrota sofrida em fevereiro de 2024, numa meia-final no Dubai.
A antiga número um mundial passou finalmente às meias-finais de Cincinnati num dia de muito calor, depois de Kalinskaya, 34.ª classificada, ter salvo quatro match points no penúltimo jogo.
Mas Swiatek, terceira cabeça de série, suportando temperaturas de 30 graus Celsius, acabou por vencer para avançar para a sua quarta meia-final de nível 1000 da época.
"Temos de nos habituar ao calor com a forma como o mundo está a mudar", disse a vencedora de seis Grand Slams.
"Está a ficar cada vez pior, acho eu", acrescentou.
Swiatek, que quebrou em três de 11 oportunidades na partida, disse que a disputa foi "muito diferente" da sua derrota na temporada passada contra Kalinskaya.
"Apenas joguei o meu jogo. Não foi fácil, mas estou feliz por ter ficado sólida e mantido a minha intensidade", disse.
Swiatek chega às meias-finais com 47 vitórias e o título de Wimbledon em mãos esta época.