Mais

Ténis: Swiatek conquista pela primeira vez o WTA 1000 de Cincinnati

Swiatek levanta o título
Swiatek levanta o títuloMATTHEW STOCKMAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
A tenista polaca Iga Świątek, de 24 anos, venceu a italiana Jasmine Paolini, de 29, e conquistou pela primeira vez o título do WTA 1000 de Cincinnati, pondo fim a uma seca de 15 meses sem triunfos desta categoria.

Recorde as incidências da partida

A atual campeã de Wimbledon superou Paolini por 7-5 e 6-4, num duelo renhido e repleto de quebras de serviço.

Com o seu 11.º troféu WTA 1000, Swiatek sobe do terceiro para o segundo lugar do ranking mundial, antes do arranque do Open dos Estados Unidos, no domingo, o último Grand Slam da temporada.

Aos 24 anos, a “joia de Varsóvia” só é superada em títulos WTA 1000 por Serena Williams, que ergueu 13 ao longo da sua lendária carreira.

Os 12 mil adeptos presentes em Cincinnati assistiram a um encontro competitivo, com 10 quebras de serviço, depois de a aguardada final masculina entre Carlos Alcaraz e Jannik Sinner ter terminado mais cedo, devido à desistência do italiano ainda no primeiro set.

Após quase duas horas de intensa disputa, Iga confirmou os prognósticos e conquistou um dos poucos torneios de relevo que ainda lhe escapavam, sem ceder um único set no percurso.

"Jogar tão bem aqui em Cincinnati, em pisos tão rápidos, onde sempre senti dificuldades, é um grande reforço de confiança", disse a vencedora ao Tennis Channel. Świątek trabalha sob a orientação do treinador belga Wim Fissette desde o final do ano passado.

"Estou feliz por o trabalho que tenho vindo a fazer ter dado frutos", destacou. "Foi preciso convencer-me a jogar de forma diferente da que tinha em mente, por isso estou muito satisfeita com o processo que tivemos - tudo encaixou."

A adversária também não poupou elogios. "Quero felicitar a Iga. Jogaste incrível e mereces este título", reconheceu Paolini, que soma dois troféus WTA 1000 no palmarés, o mais recente conquistado perante o seu público em Roma, em maio.