Recorde as incidências da partida
A polaca teve o seu trabalho dificultado na fase inicial do encontro de 98 minutos, mas aproveitou uma queda repentina na forma de Rybakina para ganhar quatro jogos consecutivos e fechar o primeiro set, antes de gerir facilmente o segundo.
"Foi um jogo difícil. No início, o nível estava muito louco, jogámos tão depressa que, por vezes, nem conseguíamos correr para a segunda bola, porque estávamos a jogar muito depressa", disse Swiatek durante a entrevista no court.
"Mas eu estava lá para jogar com intensidade e qualidade e estou muito contente com o meu desempenho. Servi muito melhor, o que definitivamente me ajudou e não mudaria nada", acrescentou.
A nona cabeça de série Rybakina aproveitou um forehand cruzado que apanhou a linha para um break e depois segurou o serviço para uma vantagem de 5-3 no primeiro set, mas uma Swiatek concentrada regressou do limite e atacou o serviço da cazaque para empatar o resultado a 5-5.
A partir daí, a campeã de Wimbledon manteve o serviço antes de fechar o primeiro set com um segundo break, depois de uma tentativa de backhand de Rybakina ter ficado muito curta.
Rybakina, que tinha conseguido uma rápida vitória sobre a número um mundial Aryna Sabalenka na ronda anterior, foi quebrada pela terceira vez no início do segundo set, depois de um erro de backhand ter colocado Swiatek na frente por 3-1.
Swiatek foi pressionada por Rybakina três jogos mais tarde, mas recuperou de 15-40 e defendeu o seu serviço, assumindo uma vantagem de 5-2 antes de fechar o jogo no serviço quando Rybakina enviou um forehand longo na resposta.
Swiatek, que não perdeu um set em Cincinnati, vai defrontar na final Jasmine Paolini, que derrotou Veronika Kudermetova.