Venus Williams mostra a melhor forma e vence Veronika Kudermetova

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Venus Williams mostra a melhor forma e vence Veronika Kudermetova

Williams venceu uma jogadora do top 20 pela primeira vez desde 2019
Williams venceu uma jogadora do top 20 pela primeira vez desde 2019Reuters
Venus Williams venceu a 16.ª classificada Veronika Kudermetova por 6-4 e 7-5 no Open de Cincinnati, na segunda-feira, enquanto a sua compatriota americana Sloane Stephens superou um início lento para vencer a italiana Elisabetta Cocciaretto por 7-5 e 6-2.
O resultado da partida
O resultado da partidaFlashscore

Williams não vencia uma adversária do top 20 há quatro anos, mas usou toda a sua compostura de veterana para superar os défices em ambos os sets e converter seis de nove break points.

Inicialmente, parecia estar em desvantagem no torneio de court duro, uma vez que Kudermetova quebrou no primeiro e no quinto jogos, mas montou uma extraordinária reviravolta para vencer os últimos cinco jogos seguidos e conquistar o primeiro set.

Kudermetova inverteu a tendência ao vencer os quatro jogos seguintes e quase fechou o segundo set no oitavo jogo, mas ajudou Williams a quebrar com uma dupla falta e um par de erros não forçados.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A russa perdeu outra oportunidade de ganhar o segundo set quando Williams defendeu um break point no nono jogo com um serviço sem retorno.

A sete vezes vencedora de um Grand Slam teve o momentum ao converter um break point no décimo jogo e uma desmoralizada Kudermetova entregou-lhe o jogo com um par de duplas faltas - de nove em todo o jogo - no último jogo.

"Acho que estou a um nível melhor do que no início do ano, para ser sincera", disse Williams aos jornalistas:"Na verdade, estava preocupada com o atraso da chuva, porque estou traumatizada com Auckland e com todos aqueles atrasos devido à chuva e com o facto de me ter lesionado depois disso, arrefecendo e mudando de serviço, entrando. Pensei: 'Oh meu Deus, não posso deixar que isso me aconteça outra vez'."

"O meu serviço está melhor. O meu segundo serviço está melhor. O que importa é jogar os jogos. Não se pode reproduzir isso. Especialmente depois de um grande período de descanso. Temos de continuar a colocar-nos em posição de jogar. É aí que me encontro neste momento".

Stephens, que, juntamente com Cocciaretto, não conseguiu fazer um aquecimento completo devido à chuva que atrasou o início do encontro, quebrou a italiana cinco vezes e salvou três de cinco pontos de break para garantir a vitória em 76 minutos.

A próxima adversária será a francesa Caroline Garcia, atual campeã em título, na segunda ronda.

"Senti que, quando vim para cá, estava um pouco lenta e, obviamente, ela não conseguiu fazer o aquecimento completo e, no nosso aquecimento, estava a chover no final", disse Stephens, número 38 do mundo, na sua entrevista no court. "Por isso, houve muito drama, mas estou feliz por ter passado depois de um início lento".

O resultado da partida
O resultado da partidaFlashscore

Cocciaretto assumiu o controlo desde o início e construiu uma vantagem de 5-2 que lhe deu duas oportunidades para servir no set. Mas Stephens acelerou o ritmo e quebrou para amor em todas as ocasiões, enquanto usava uma série de cinco vitórias consecutivas para encerrar o set de abertura.

No segundo, Stephens manteve o pé no acelerador ao consolidar um break inicial com um hold to love para uma vantagem de 3-0, antes de terminar o encontro com outro break de serviço.

Stephens pode esperar um teste mais difícil contra a sexta cabeça de série, Garcia, que tem 4-2 em todos os tempos contra o americano, incluindo um par de vitórias na primeira ronda no Open de Cincinnati. Stephens venceu o seu encontro mais recente em Guadalajara, em 2022.

A ucraniana Elina Svitolina foi forçada a retirar-se antes do seu esperado confronto com Caroline Wozniacki devido a dores no pé que tem sentido desde a sua corrida para as meias-finais em Wimbledon no mês passado.

"Estou muito desiludida por ter de desistir em qualquer lado, mas adoro os fãs de Cincy e adoro jogar à frente deles, o que torna tudo mais difícil, mas tenho de seguir os conselhos médicos que me foram dados", escreveu nas redes sociais: "Vou fazer o meu melhor para descansar e recuperar a tempo do US Open".

Wozniacki, que regressou ao ténis de competição este mês após uma pausa de mais de três anos para constituir família, deverá jogar contra a lucky loser Varvara Gracheva na sessão nocturna, se o tempo o permitir.