Durante os últimos quatro anos, o Transylvania Open WTA 250 foi organizado através do aluguer da licença.
"O Transylvania Open WTA 250, o torneio de ténis em Cluj-Napoca, votado dois anos consecutivos como o melhor torneio de ténis do mundo na sua categoria, será agora organizado com base numa licença permanente. O processo de aquisição foi concluído recentemente. Os organizadores compraram a licença utilizada por um torneio com uma longa tradição: o Palermo Ladies Open - um historial de 35 edições desde 1988. O Open da Transilvânia teve até agora três edições organizadas em outubro e a edição deste ano em fevereiro. A próxima edição será organizada de 1 a 9 de fevereiro de 2025", refere o comunicado.
A licença recém-adquirida oferece a possibilidade de organizar o torneio em qualquer parte do mundo, mas a equipa do Transylvania Open quer que o evento se mantenha em Cluj-Napoca. Patrick Ciorcilă continuará como diretor do torneio, assegurando uma transição suave e mantendo elevados padrões de organização e competição.
"Estamos muito satisfeitos por anunciar a aquisição da licença permanente para o Transylvania Open WTA 250. É uma honra para nós termos assumido esta licença de um torneio com uma longa tradição e acreditamos que o Transylvania Open, através dos seus resultados, faz jus a esta passagem de testemunho. Foi um investimento financeiro significativo, mas, mais importante do que isso, estamos a falar de um investimento no futuro do ténis romeno e na imagem internacional do nosso país. Com esta compra, não só continuaremos a organizar o torneio em Cluj-Napoca, como também prestaremos um apoio valioso aos atletas romenos, que terão a oportunidade de competir em casa. Além disso, a organização de um torneio de prestígio contribuirá para a educação desportiva de jovens talentos, inspirando as gerações futuras a seguir este caminho", afirmou Patrick Ciorcilă.
A mais recente edição do Open da Transilvânia teve lugar na BT Arena, em Cluj-Napoca, de 3 a 11 de fevereiro de 2024. Os jogos foram disputados em recinto coberto, em piso duro, nos dois campos de ténis montados. No total, 32 jogadores competiram nos jogos de singulares e 16 equipas nos jogos de pares, valendo 250 pontos WTA e um prémio monetário de 267.082 dólares. A vencedora do grande troféu deste ano foi Karolina Pliskova, antiga número um mundial e cabeça de cartaz do torneio de Cluj. Ela jogou a final contra Ana Bogdan, a favorita número 8 do torneio.
O torneio foi organizado por uma equipa de quase 1.000 pessoas, com um orçamento de 1,5 milhões de euros.
O Open da Transilvânia faz parte dos torneios WTA 250, que foram introduzidos em 2021 com a nova classificação WTA. Atualmente, existem 23 torneios WTA 250 organizados no mundo.
O torneio WTA de Palermo foi ganho três vezes ao longo dos anos pelas romenas Irina Spîrlea (1994, 1995) e Irina Begu (2022).