Recorde as incidências da partida
Ruud, quinto classificado do ranking mundial, precisou de um tiebreak no terceiro set para acabar com a resistência de Munar, que acabou por sucumbir na ronda das meias-finais por 6-2, 2-6 e 7-6/7-4.
O jogador maiorquino de 27 anos esteve à frente no último set, por 4-5, e segurou o serviço para selar o seu lugar na segunda final da sua carreira.
O experiente Casper, três vezes vice-campeão do Grand Slam, reagiu a tempo de quebrar o serviço do adversário e chegar à sua sétima final numa superfície de court rápido.
"Eu sei como é essa sensação", disse o nórdico sobre os nervos da final de Jaume. "Podemos ficar tensos. Vê-se a meta a poucos metros e depois tropeça-se. Também me aconteceu a mim e hoje tive a sorte de estar do lado certo", disse.
O norueguês vai disputar o 13º título da sua carreira no domingo contra Shapovalov, que acabou com as esperanças de título do americano Tommy Paul na segunda meia-final.
Shapovalov, 54º classificado do ranking mundial, derrotou Paul por 7-5 e 6-3 e está a uma vitória do seu primeiro troféu ATP 500.
O canadiano, que já derrotou outro jogador do top 10 ATP, T. Fritz, terá agora de vencer C. Ruud pela primeira vez no terceiro encontro entre os dois.
