Acompanhe as incidências da partida
A Espanha compareceu perante os meios de comunicação social antes do início da fase final da Taça Davis. Com Rafa Nadal a liderar a equipa, David Ferrer espera um desempenho notável contra os Países Baixos. As emoções vão desempenhar um papel importante no jogo. A despedida de Nadal do ténis profissional marcará o início de um torneio que os adeptos de Málaga aguardam com grande expetativa.
Declarações mais marcantes de Nadal na conferência de imprensa:
Reforma: "Sinto-me bem, há muito tempo que ando a pensar nisso. Tenho tentado dar uma oportunidade a mim próprio e decidi ao longo do tempo. Estou a desfrutar da semana, não estou a prestar muita atenção à reforma. Vai ser uma grande mudança na minha vida depois desta semana. Estou muito entusiasmado e feliz por estar aqui".
O seu papel na equipa: "Quando estou na pista, espero controlar as emoções. Não estou aqui para me reformar. Estou aqui para ajudar a equipa a ganhar. É a minha última semana numa competição por equipas e o mais importante é ajudar a equipa. As emoções virão no final. Antes e depois, vou concentrar-me no que tenho de fazer".
Desempenho: "Se não posso competir sem ser competitivo? É uma decisão ponderada retirar-me. Agora estou aqui para ajudar a equipa e tentar ganhar o título".
Taça Davis: "A sensação de jogar pelo nosso país é algo incrível. 90% da minha carreira foi com Ferrer, Moya e agora com Carlos Alcaraz... São 20 anos a competir nesta Taça Davis com diferentes relações. No final, temos uma família. Qualquer um pode ganhar ou perder, mas vamos tentar facilitar as coisas para os outros, desfrutar e ultrapassar os maus momentos, porque aqui podemos ajudar uma equipa num desporto que normalmente é individual".