Sinner carrega Itália até às meias-finais da Taça Davis com vitória sobre Países Baixos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sinner carrega Itália até às meias-finais da Taça Davis com vitória sobre Países Baixos

Jannik Sinner, da Itália
Jannik Sinner, da ItáliaAFP
Jannik Sinner conduziu a Itália até às meias-finais da Taça Davis com uma vitória por 2-1 sobre os Países Baixos, esta quinta-feira, com o número quatro mundial a triunfar nos encontros de singulares e no decisivo encontro de pares.

Vice-campeão das ATP Finals, Sinner, derrotou Tallon Griekspoor, por 7-6 e 6-1, e empatar a eliminatória, depois de Botic van de Zandschulp ter vencido Matteo Arnaldi, por 6-7, 6-3 e 7-6 no primeiro encontro de singulares.

Em seguida, Sinner e Lorenzo Sonego derrotaram Griekspoor e Wesley Koolhof, por 6-3 e 6-4 para chegarem às meias-finais pelo segundo ano consecutivo em Málaga.

A última vez que os participantes com wildcards conseguiram chegar às meias-finais da Taça Davis de forma consecutiva foi entre 1996 e 1998, quando se qualificaram  três vezes seguidas.

"Estávamos sob muita pressão e começámos um pouco como os underdogs neste jogo de pares decisivo, mas foi um enorme prazer para mim jogar com (Sonego), temos uma equipa incrível", disse Sinner.

Os Países Baixos, que chegaram à final four pela última vez em 2001, não vencem a Itália há 100 anos, tendo perdido nas sete ocasiões anteriores, apesar de um bom início com um triunfo no primeiro jogo de singulares.

O capitão italiano Filippo Volandri escolheu Arnaldi, número 44 do mundo, em vez de Lorenzo Musetti, que venceu o primeiro set no tie-break, depois de não ter conseguido converter dois set points com 5-4 de vantagem. Van de Zandschulp reagiu no segundo set, conseguindo um break que lhe deu uma vantagem de 5-3 e depois segurou o serviço para empatar a partida.

O neerlandês voltou a conseguir novo break para uma vantagem de 2-1, mas Arnaldi recuperou, elevando o seu jogo para empatar 3-3 e agitando a raquete no ar para entusiasmar os muitos adeptos italianos presentes. No entanto, no segundo tie-break, Van de Zandschulp salvou três match points e converteu o primeiro que dispôs para arrebatar a vitória.

Sinner tinha de manter a Itália na disputa e conseguiu chegar a vantagem em novo, depois de um primeiro set com apenas dois break points, ambos desperdiçados. No segundo set, o italiano foi muito mais certeiro, e abriu uma vantagem de 5-0 diante de Griekspoor e confirmou a vitória no segundo embate, empatando a eliminatória.

Os dois jogadores voltaram a jogar no duelo de duplas, em que a Itália começou bem com ao quebrar o serviço dos adversários para 5-3 e Sinner fechou o set com um ás. Os transalpinos voltaram a saborear novo break no segundo set que lhes deu uma vantagem de 4-3, acabando por fechar o jogo com os respetivos serviços. 

Ainda na quinta-feira, a Sérvia de Novak Djokovic defronta a Grã-Bretanha, com os vencedores a defrontarem a Itália na segunda meia-final de sábado.

A Austrália defronta a surpreendente Finlândia na primeira meia-final, na sexta-feira.