O par de duplas de classe mundial Kevin Krawietz/TimPütz poderá garantir o terceiro ponto decisivo na tarde de sábado (a partir das 12:30). Se Israel voltar a aproximar-se, a decisão será tomada, o mais tardar, após mais dois jogos de singulares.
Na capital lituana, Vilnius, oantigo jogador do top 50, Maximilian Marterer, venceu com inesperada dificuldade o número um israelita Yshai Oliel por 6:2, 5:7 e 6:4 na sexta-feira à noite, seguido da vitória de Yannick Hanfmann sobre Daniel Cukierman por 6:4 e 6:4.
"O jogo foi ficando cada vez mais apertado a partir do segundo set, fiquei mais nervoso porque ele jogou um bom ténis a partir da linha de base. Mas estou contente por ter conseguido garantir o primeiro ponto para a minha equipa", disse Marterer.
Marterer com dificuldades, Hanfmann confiante
Marterer, que caiu para o 198.º lugar no ranking da ATP, foi claramente o jogador dominante no primeiro set contra o 531.º jogador do mundo.
Hanfmann, número 94 do ranking mundial, também não teve um jogo fácil contra Cukierman, que está 462 posições abaixo. No entanto, o jogador de Karlsruhe foi mais experiente nos momentos decisivos e evitou ir para o set decisivo.
"Ele desafiou-me bastante", explicou Hanfmann após o jogo de quase duas horas.
Este ano, a ITF regressa ao tradicional "modo de jogo casa/fora", de que os nostálgicos sentem muita falta, pelo menos em parte devido à pressão dos jogadores e dos organizadores.
A competição começará com uma primeira ronda de qualificação com 26 países participantes e as equipas vencedoras destes jogos passarão à segunda ronda. Se for bem sucedida, a equipa da Alemanha jogará contra o Japão ou a Grã-Bretanha em setembro para obter um bilhete para a Final 8, em Bolonha (18 a 23 de novembro).
Zverev, finalista do Open da Austrália, decidiu mais uma vez não participar; o número dois mundial é um crítico do formato: "Da forma como está agora, não é uma Taça Davis, é um torneio de exibição".
Struff foi forçado a retirar-se em cima da hora devido a uma infeção e o número 226 do mundo, Daniel Masur, foi nomeado como terceiro jogador de singulares.