Mais

Taça Davis: Argentina vence a Noruega e avança para a primeira ronda (3-2)

Mariano Navone, tenista argentino
Mariano Navone, tenista argentinoPhoto by Matt McNulty / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
A Argentina começou bem o seu caminho para a Final 8 da Taça Davis ao vencer a Noruega na primeira ronda da competição como visitante, por 3-2, num encontro disputado nos arredores de Oslo.

Em campo duro e dentro de casa, os argentinos levaram a melhor no quinto e decisivo ponto, em que Mariano Navone (49.º do mundo) conseguiu dar a volta ao jovem Nicolai Budkov Kjaer (506.º do mundo e ex-número 1 mundial de juniores), de 18 anos, vencendo-o por 4-6, 6-3 e 6-4. Tudo ficou decidido no último jogo.

Após os dois primeiros jogos de singulares de quinta-feira, os resultados estavam empatados.

A Argentina ganhou uma vantagem de 2-1 nos pares, graças a Andres Molteni e Horacio Zeballos, que derrotaram Viktor Durasovic e Casper Ruud por 6-2 e 7-5.

Este último, número 5 do mundo e que já tinha vencido o seu jogo de singulares na quinta-feira contra Mariano Navone, derrotou Tomás Etcheverry (42.º) por duplo 6-3, deixando a eliminatória em 2-2, que acabou por ser favorável à Albiceleste num jogo final tenso.

A Argentina vai agora defrontar os Países Baixos - isenta da primeira ronda - para a segunda ronda das eliminatórias da Taça Davis, a disputar em setembro. O vencedor qualificar-se-á para a Final 8 da competição, que decidirá o vencedor da "Ensaladera" em novembro, em Itália.

O confronto entre noruegueses e argentinos foi o único a começar na quinta-feira e, portanto, o primeiro a terminar na sexta-feira.

As outras eliminatórias começaram na sexta-feira com os dois primeiros jogos de singulares, com Austrália, Áustria, Estados Unidos, Alemanha, República Checa, Croácia, Sérvia e República Checa já a vencerem por 2-0.

Todos eles estavam a apenas um ponto de garantir o seu lugar na segunda ronda.

No sábado, terão início quatro jogos de qualificação que se prolongarão até domingo: França-Brasil, Bélgica-Chile, Suíça-Espanha e Canadá-Hungria.