Mais

Ténis: Gdynia acolherá o duelo entre a Polónia e a Grã-Bretanha na Taça Davis

Gdynia, o local do duelo entre a Polónia e a Grã-Bretanha na Taça Davis
Gdynia, o local do duelo entre a Polónia e a Grã-Bretanha na Taça DavisPAP/Szymon Pulcyn
Após 10 anos, a equipa polaca de ténis masculino voltará a visitar Gdynia. Nos dias 12 e 13 de setembro, os polacos vão defrontar a Grã-Bretanha num jogo do Grupo Mundial I da Taça Davis. Em jogo nesta competição de dois dias estará a promoção para as melhores equipas nacionais do mundo.

A Grã-Bretanha ocupa atualmente o 16.º lugar no ranking nacional da Taça Davis da Federação Internacional de Ténis (ITF), enquanto a Polónia ocupa o 34.º lugar. Este será o nono encontro entre as equipas, com o saldo até agora favorável aos britânicos por 7-1.

Os alinhamentos das duas equipas nacionais serão anunciados oficialmente o mais tardar 10 dias antes da competição.

Dois jogos de singulares serão disputados na sexta-feira, 12 de setembro. Por outro lado, no dia seguinte, serão disputados primeiro os jogos de pares, seguidos dos jogos de singulares em sentido inverso. Em jogo no confronto Polónia - Grã-Bretanha estará o direito de disputar a eliminatória de 2026 para um lugar na Final 8 da Taça Davis, fase que reúne as dezasseis melhores equipas nacionais.

No início de fevereiro, os britânicos foram promovidos ao Grupo Mundial I, através do qual têm hipóteses de se qualificarem para a fase final, ao vencerem a Geórgia em Tbilisi por 4-0. A Grã-Bretanha perdeu depois com o Japão por 2-3 fora de casa.

Em setembro de 2015, os britânicos venceram a barreira do Grupo Mundial da Taça Davis contra a Eslováquia, em Gdynia, por 3-2. Exatamente dez anos depois, haverá uma oportunidade para regressar à elite.