Mais

Taça Davis: Japão recupera e derrota Grã-Bretanha, EUA e Austrália avançam

Os japoneses Yosuke Watanuki e Takeru Yuzuki em ação durante o jogo de pares contra os britânicos Neal Skupski e Joe Salisbury
Os japoneses Yosuke Watanuki e Takeru Yuzuki em ação durante o jogo de pares contra os britânicos Neal Skupski e Joe SalisburyReuters / Issei Kato
Os pesos pesados da Taça Davis, a Austrália e os Estados Unidos, passaram com facilidade a primeira ronda de qualificação este sábado, mas a Grã-Bretanha foi eliminada quando o Japão recuperou de uma desvantagem de 2-1 e venceu por 3-2.

A Austrália, cujos 28 títulos da Taça Davis só são superados pelos 32 dos EUA, mostrou-se demasiado forte para a Suécia, com o par de duplas Matthew Ebden e John Peers a vencerem Filip Bergevi e Andre Goransson por 6-7(7), 6-3 e 6-2 para selarem o empate.

As vitórias em singulares de Alex de Minaur e Aleksandar Vukic colocaram a Austrália no controlo da eliminatória.

Os Estados Unidos estavam a ganhar por 2-0 a Taiwan, depois dos encontros de sexta-feira, na cidade de Taipé, e selaram o empate quando os medalhados olímpicos de prata Austin Krajicek e Rajeev Ram venceram Ray Ho e Wu Tung-Lin por 6-4, 7-6(4) para marcarem o seu primeiro empate em casa em três anos.

Mackenzie McDonald derrotou depois Huang Tsung-Hao por 6-2 e 6-3, com a experiência dos norte-americanos a brilhar e a vencer por 4-0, sem perderem o serviço uma única vez na eliminatória.

"Felizmente, conseguimos terminar o trabalho no primeiro encontro. Conseguimos controlar muito bem o nosso serviço", disse Krajicek.

Os Estados Unidos vão defrontar a República Checa na segunda ronda, em setembro, depois de a equipa europeia ter vencido a Coreia do Sul no jogo de pares e ter ganho a liderança por 3-0.

O Japão e a Grã-Bretanha estavam empatados a 1-1 após o jogo de sexta-feira, mas os visitantes passaram para a frente quando Joe Salisbury e Neal Skupski derrotaram a dupla japonesa Yosuke Watanuki e Takeru Yuzuki por 7-6(4), 7-6(3) nos pares, ficando a uma vitória da próxima ronda.

Mas Yoshihito Nishioka empatou a partida com uma vitória por 6-3 e 7-6(0) sobre Jacob Fearnley, antes de Kei Nishikori, antigo número quatro mundial, levar a melhor sobre Billy Harris com uma vitória por 6-2 e 6-3.

Nishikori tinha perdido para Fearnley em sets diretos na sexta-feira, mas desta vez o antigo finalista do Open dos Estados Unidos terminou o encontro em 73 minutos, alcançando a 300ª vitória da sua carreira em hardcourt, com o Japão a vencer a Grã-Bretanha pela primeira vez.

"Tive um dia mau ontem. Tentei ser mais sólido e agressivo e manter a calma hoje", disse Nishikori, de 35 anos, que fez parte da equipa que perdeu para a Grã-Bretanha em 2016.

"Estou muito feliz por a equipa ter ganho. Esta vitória vai dar-nos confiança. O nosso objetivo é chegar ao sorteio principal (Finais)", acrescentou.

O capitão britânico da Taça Davis, Leon Smith, felicitou o Japão e elogiou a profundidade da sua equipa.

"Temos o Nishioka, que já esteve no top 25, e o Nishikori, que já foi número quatro no ranking da ATP", disse Smith.

"Portanto, há muita qualidade e nós pressionámo-los muito", referiu.

A Áustria passou para a segunda fase ao vencer a Finlândia por 3-0 este sábado, enquanto a Alemanha também venceu Israel por 3-0, num encontro disputado na Lituânia.

A primeira ronda da Taça Davis tem 26 equipas a disputar um lugar na segunda ronda das eliminatórias em setembro.

Os vice-campeões do ano passado, os Países Baixos, juntar-se-ão à competição na segunda ronda, que consistirá em sete jogos, numa luta para chegar à Final 8 de novembro, juntamente com a anfitriã Itália.