Mais

Ténis: Jannik Sinner abdica da Taça Davis para se concentrar na defesa do Open da Austrália

Sinner conquistou a Taça Davis com Itália em 2023 e 2024
Sinner conquistou a Taça Davis com Itália em 2023 e 2024REUTERS / Stringer

Jannik Sinner, de Itália, afirmou que foi uma decisão difícil faltar às Finais da Taça Davis deste ano em solo italiano, mas o número dois mundial sentiu que tinha de dar prioridade à preparação para a defesa do seu título no Open da Austrália.

O tenista de 24 anos, vencedor este ano em Melbourne Park e Wimbledon, foi peça-chave na bem-sucedida defesa da Taça Davis por parte de Itália em 2024, em Espanha, mas anunciou esta segunda-feira que não irá disputar o Final 8, agendada para Bolonha entre 18 e 23 de novembro.

Estará em Turim uma semana antes da Taça Davis para defender o seu título nas ATP Finals, onde o número um mundial Carlos Alcaraz também já garantiu presença no torneio que encerra a temporada.

"Não foi uma decisão fácil, mas depois de Turim, o objetivo é começar com o pé direito na Austrália," disse Sinner à Sky Sport Itália: "Pode não parecer, mas uma semana de preparação nessa altura pode fazer toda a diferença. Vencemos a Taça Davis em 2023 e 2024, e desta vez esta decisão foi tomada em conjunto com a minha equipa."

O Open da Austrália do próximo ano, o primeiro Grand Slam da temporada, realiza-se de 12 a 26 de janeiro.

Sinner derrotou Alcaraz para vencer o lucrativo torneio de exibição Six Kings Slam em Riade no sábado e voltará a competir no Open de Viena, prova que conquistou em 2023.

"Estamos a trabalhar intensamente no meu serviço. Tenho a sorte de poder treinar de forma contínua com a melhor equipa possível," afirmou. "Agora tenho pela frente torneios muito importantes, em Viena, Paris e Turim."