Mais

Ténis: Jannik Sinner cumpre e qualifica a Itália para a final da Taça Davis

Jannik Sinner intocável.
Jannik Sinner intocável.JORGE GUERRERO / AFP
Jannik Sinner, número 1 do mundo, garantiu o segundo ponto decisivo para a Itália na meia-final da Taça Davis contra a Austrália, no sábado, qualificando os transalpinos para a segunda final consecutiva, que será disputada contra os Países Baixos no domingo.

Pela nona vez em outros tantos encontros, o líder do ténis masculino dominou o australiano Alex De Minaur (9.º classificado), que foi derrotado por 6-3 e 6-4 e partiu a raquete em fúria assim que o jogo estava perdido.

No sábado à tarde, Jannik Sinner quebrou De Minaur no primeiro jogo de serviço para ganhar uma vantagem de 2-0. O australiano não desistiu e conseguiu recuperar para 2-2, antes de perder novamente o seu serviço a 3-2 para garantir o set para o italiano (6-3). Um break a 4-4 foi suficiente para o recente vencedor do Masters vencer o segundo set por 6-4.

No início do dia, Matteo Berrettini (35-º) tinha dominado o australiano Thanasi Kokkinakis (77.º) por 6-7(6), 6-3, 7-5 no final de uma batalha de 2 horas e 43 minutos.

Os dois jogadores lutaram até 5-5 no terceiro set. O australiano quebrou primeiro, permitindo a Berrettini vencer (7-5).

"Coloquei o meu coração no court hoje (sábado) e acho que joguei muito bem", disse um satisfeito Berrettini. " Foi muito difícil digerir as oportunidades perdidas no primeiro set, (mas) continuei a lutar", disse na conferência de imprensa.

A Itália, atual campeã, vai defrontar os Países Baixos na final de domingo às 15:00, depois de ter vencido a Alemanha por 2-0 na primeira meia-final, na sexta-feira à noite. Os italianos procuram o seu terceiro título da Taça Davis, depois dos de 1976 e 2023.

Os Países Baixos, por seu lado, ainda não ganhou nenhum título e, em Málaga, alcançou a sua melhor classificação de sempre numa competição em que nunca tinha passado das meias-finais.