Tiago Apolónia e Fu Yu entram a perder na Taça do Mundo de ténis de mesa de Macau

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tiago Apolónia e Fu Yu entram a perder na Taça do Mundo de ténis de mesa de Macau
Tiago Apolónia e Fu Yu derrotados por Jorgic e Adriana Díaz, respetivamente
Tiago Apolónia e Fu Yu derrotados por Jorgic e Adriana Díaz, respetivamenteFederação Portuguesa de Ténis de Mesa
Os portugueses Tiago Apolónia e Fu Yu perderam esta segunda-feira os primeiros encontros da fase de grupos da Taça do Mundo de ténis de mesa de Macau, que pode ajudar a decidir a qualificação para os Jogos Olímpicos.

Tiago Apolónia, 45.º do ranking mundial, deu luta a Darko Jorgic, sobretudo no primeiro parcial, mas o esloveno, 13.º do mundo, venceu por 4-0 (15-13, 11-6, 11-5 e 11-6), em 39 minutos, na partida inaugural do grupo 12 da competição masculina.

Cada um dos 32 grupos tem três jogadores, que vão jogar uma vez entre si, com o vencedor do grupo a passar às eliminatórias. No grupo do português está ainda o sul-coreano Lee Sang Su, 28.º do ranking.

Na competição feminina, Fu Yu (66.ª do ranking ITTF) ainda assustou a favorita Adriana Díaz ao conquistar um parcial, mas acabou por perder face à atleta de Porto Rico, número 10 do mundo, por 3-1 (11-6, 11-6, 4-11 e 11-4), em 26 minutos.

No grupo de Fu Yu está ainda a jovem prodígio Hana Goda, uma egípcia de 16 anos que ocupa a 30.ª posição do ranking mundial e que, em maio de 2022, fez história ao vencer o campeonato africano de ténis de mesa com apenas 14 anos.

A Taça do Mundo de Macau 2024 reúne 96 jogadores, incluindo o campeão mundial Fan Zhendong, o líder do ranking da ITTF Wang Chuqin e a campeã e líder do ranking feminino Sun Yingsha.

O torneio, que está a decorrer na região semiautónoma chinesa até domingo, conta ainda com os portugueses Marcos Freitas (18.º do mundo) e João Geraldo (54.º).

A Taça do Mundo está de regresso após um interregno de três anos causado pela pandemia de covid-19, com prémios monetários num total de um milhão de dólares (cerca de 940 mil euros).

Além disso, o torneio conta para o ranking mundial, que irá determinar os qualificados para os Jogos Olímpicos Paris 2024, entre 26 de julho e 11 de agosto.

Em fevereiro, a seleção masculina de ténis de mesa, composta por Marcos Freitas, Tiago Apolónia, João Geraldo, Diogo Carvalho e João Monteiro, qualificou-se para os Jogos, no Mundial por equipas.

Além da vaga por equipas, que será composta por três jogadores, Portugal tem também assegurada a presença no torneio individual dos dois portugueses que tiverem o melhor ranking mundial a 18 de junho.