Mais

Ténis de mesa: Brasileiro Hugo Calderano faz história ao vencer Taça do Mundo de ténis de mesa

Hugo Calderano escreveu uma página histórica do desporto brasileiro
Hugo Calderano escreveu uma página histórica do desporto brasileiroCheong Kam Ka/Xinhua via AFP
O brasileiro Hugo Calderano fez história este domingo ao tornar-se o primeiro jogador não chinês ou europeu a conquistar a Taça do Mundo de ténis de mesa, derrotando na final o líder do ranking.

Recorde aqui as incidências do encontro

Apoiado pelo público em Macau, o chinês Lin Shidong começou melhor a partida e venceu o primeiro parcial por 11-6.

Mas Calderano, quinto do ranking mundial, não deu depois hipóteses ao jovem chinês de 20 anos e ganhou os quatro parciais seguintes, por 7-11, 9-11, 4-11 e 5-11, para garantir a vitória em 42 minutos.

O brasileiro de 28 anos é o primeiro não chinês a conquistar a Taça do Mundo desde o alemão Dimitrij Ovtcharov, em 2017.

Antes de derrotar o número um do ranking mundial, Calderano já tinha batido o número dois, o campeão mundial e olímpico Wang Chuqin, nas meias-finais, e o número três, o japonês Tomokazu Harimoto, nos quartos de final.

Pelo contrário, na competição feminina não houve surpresas, com a campeã mundial e líder do ranking, a chinesa Sun Yingsha, a vencer face à também chinesa Kuai Man, sétima do mundo, por quatro parciais a zero (11-9, 11-6, 11-9 e 11-6).

A Taça do Mundo contou com a participação da portuguesa Jieni Shao, atual 52.ª da hierarquia mundial, que foi eliminada na fase de grupos, após um empate e uma derrota, contra a chinesa Wang Yidi, terceira do mundo.

O torneio decorreu em Macau pelo segundo ano consecutivo, depois de uma pausa de quatro anos devido à pandemia de covid-19. O torneio distribui prémios totais no valor de um milhão de dólares (884 mil euros).