Mais

Ténis de mesa: Sun Yingsha e Wang Chuqin coroados campeões mundiais de singulares

Wang Chuqin foi coroado
Wang Chuqin foi coroadoHe Changshan / XINHUA / Xinhua via AFP
Os chineses Sun Yingsha e Wang Chuqin sagraram-se campeões mundiais de singulares no domingo, no último dia do Campeonato Mundial de Ténis de Mesa, em Doha.

Finalista há dois anos contra Fan Zhendong, Wang Chuqin, o número 2 do mundo, de 25 anos, venceu desta vez o brasileiro Hugo Calderano por 12-10, 11-3, 4-11, 11-2, 11-7 e conquistou o primeiro título mundial individual.

Antes, Sun Yingsha (n.º 1), que foi muito apoiada por uma maré de adeptos ao longo de toda a competição no Catar, manteve a coroa depois de um duro duelo com a sua compatriota Wang Manyu 11-6, 12-10, 8-11, 5-11, 12-10, 11-13, 11-7.

Esta última consolou-se algumas horas mais tarde ao conquistar o título de pares femininos com Kuai Man, derrotando a romena Bernadette Szocs e a austríaca Sofia Polcanova (3-0).

No dia anterior, Sun Yingsha e Wang Chuqin, campeões olímpicos em pares mistos, já tinham sido coroados no mesmo sorteio.

As duas jogadoras de ténis de mesa reforçaram assim o domínio da China em singulares nos Campeonatos do Mundo. Desde 1993, na prova feminina, e 2003, na masculina, que nenhuma outra nação vence.

Nos pares masculinos, por outro lado, foi o par japonês Hiroto Shinozuka e Shunsuke Togami que se sagrou campeão, à frente dos taiwaneses Kao Cheng-Jui e Lin Yun-Ju (3-2), que derrotaram o par francês Alexis Lebrun e Félix Lebrun nas meias-finais.