"O WTT anunciou recentemente a imposição de multas pela não participação em torneios", escreveu Fan Zhendong na rede social chinesa Weibo. " Não me posso dar a esse luxo e, se respeito esta organização internacional, só me resta decidir abandonar o ranking mundial", continuou, acrescentando que comunicou oficialmente a sua decisão à federação chinesa e à WTT esta semana.
"Depois do final dos Jogos Olímpicos e da intensidade do treino físico e do stress mental que se acumulou e atingiu o pico, precisava de um período para recuperar a forma e tomar decisões para a próxima etapa da minha carreira com base na minha condição física", disse Chen Meng, também no Weibo.
"Devido às novas regras de não participação e multas decididas pela WTT e ao facto de o meu corpo já não conseguir suportar a intensidade da competição de alto nível, por respeito à organização internacional, assinei o documento na segunda-feira e tomei a decisão de me retirar do circuito mundial", acrescentou.
Fan Zhendong, de 27 anos, é tricampeão olímpico de ouro, o último dos quais nos Jogos de Paris, onde derrotou o francês Félix Lebrun nas meias-finais. É também nove vezes campeão mundial.
Chen Meng, 30 anos, é quatro vezes medalhista olímpica de ouro, incluindo o ouro individual e por equipas em Paris. Tem também seis títulos de campeã do mundo. Fan Zhendong não participou nas recentes finais do WTT realizadas em Fukuoka (Japão) em novembro e não compete em nenhuma competição do WTT desde junho.