O olímpico português, 97.º do ranking mundial, chegou ao confronto por um lugar entre os melhores 16 do mundo com o chinês Liang Jingkun, número cinco do mundo, mas não conseguiu contrariar o favoritismo do asiático, perdendo por 11-8, 11-2, 11-5 e 16-14.
Jingkun, que já tinha eliminado João Geraldo na ronda anterior, segue em frente, ficando para Freitas um campeonato do Mundo em que venceu o 27.º do ranking mundial, o egípcio Omar Assar, para chegar aos 16 avos de final, que reúne os 32 melhores em prova.
Se no setor masculino não há já representantes, eliminados que estavam igualmente João Monteiro e Tiago Apolónia, também no feminino se despediu a última lusa em prova, a olímpica Jieni Shao, 59.ª jogadora mundial.
Shao não escapou a uma adversária do top 10 mundial, no caso a japonesa Satsuki Odo, número oito mundial e sétima cabeça de série, perdendo por 4-1 (11-6, 11-7, 11-7, 9-11 e 11-5).
Antes, Fu Yu também tinha caído às mãos de uma mesatenista do top 10 mundial, ficando agora Portugal sem representantes no torneio a decorrer na capital do Catar.
Citado pela federação, o selecionador da equipa masculina, Pedro Rufino, fez um balanço positivo da participação, lembrando os adversários difíceis que Apolónia e Monteiro encontraram, mas também Geraldo e mesmo Marcos Freitas, que fez "um bom Mundial".
"Perdeu com o número cinco do mundo, o mesmo que eliminou o Geraldo. Para atingir este resultado, teve de eliminar um jogador de Singapura de muita qualidade e em franca evolução, no segundo jogo venceu Omar Assar, que deu muito trabalho. Foi um jogo fantástico que sorriu ao Marcos”, lembrou.
Do lado feminino, o selecionador Mário Pedro Couto gabou o "espírito de equipa reforçado" e também fez balanço "claramente positivo", com resultados "dentro dos patamares esperados", com "duas excelentes prestações de Jieni Shao" e um encontro equilibrado de Fu Yu na eliminação.
O técnico lembrou ainda "o excelente ambiente no seio da seleção", que aproveitou a estada em Doha para ficar com "mais certezas sobre os caminhos a seguir" para os próximos objetivos.