Os torneios desta categoria, do mesmo nível dos Grand Slams de ténis, só se realizaram em três países desde a sua criação em 2022: Singapura, Arábia Saudita e China, a nação dominante do ténis de mesa.
Ao programar uma competição deste tipo na Suécia, a WTT, que gere o circuito mundial, quis colocar a Europa no centro das atenções, tendo em conta os desempenhos dos jogadores de ténis de mesa do continente. Nos Jogos Olímpicos de Paris, em singulares, o sueco Truls Moregard conquistou a prata e o francês Felix Lebrun o bronze, atrás do campeão olímpico chinês Fan Zhendong.
"A Suécia é sinónimo de grandeza no ténis de mesa e a organização do Europe Smash em Malmö é um tributo às lendas do passado e às estrelas em ascensão de hoje", afirmou Steve Dainton, Diretor-Geral da WTT, num comunicado de imprensa.
O único jogador europeu a ser coroado campeão olímpico é o sueco Jan-Ove Waldner, que ganhou a medalha de ouro em Barcelona em 1992, derrotando na final o francês Jean-Philippe Gatien.
Os outros três Grand Smashes da época de 2025 terão lugar em Singapura (30 de janeiro a 9 de fevereiro), Las Vegas (3 a 13 de julho) e Pequim (25 de setembro a 5 de outubro).