Mais

Ténis: Corajoso mas exausto, Halys perde em 3 sets para Auger-Aliassime nas meias-finais em Doha

Quentin Halys teve uma excelente semana em Doha
Quentin Halys teve uma excelente semana em DohaChristopher Pike/Getty Images via AFP

Quentin Halys venceu o primeiro set contra Félix Auger-Aliassime, mas não conseguiu vencer a partida, apesar de ter dado uma boa luta nas meias-finais em Doha (5-7, 6-4, 6-3).

Recorde as incidências da partida

Depois de ter saído da fase de qualificação e de ter sucessivamente oferecido Andrei Rublev, Roberto Bautista Agut e Luca Nardi, Quentin Halys defrontou Félix Auger-Aliassime nas meias-finais do ATP 500 de Doha.

O francês serviu bem no início do encontro e devolveu muito bem o segundo serviço do canadiano (40% de pontos ganhos atrás do primeiro, 62 atrás do segundo), quebrando branco (3-1). Mas, apesar de ter perdido apenas dois pontos no seu serviço, Halys foi quebrado em branco. No entanto, foi ele que levou FAA ao limite, não conseguindo converter três pontos de break a 5-4. Auger-Aliassime regressou ao 5-5 após um grande esforço, mas vacilou no 6-5 com um enorme erro não forçado no seu forehand.

Halys foi empurrado para a vantagem no início do segundo set e, apesar de ter ganho o seu segundo jogo de serviço branco, ficou claro que o FAA não iria ficar por aí. Apesar de Halys ter conseguido evitar um break point, foi ultrapassado por dois winners do jogador do Quebecer antes de uma devolução em queda o apanhar na sua subida à rede (2-3).

A 5-4 no serviço de Auger-Aliassime, o francês dispôs de duas oportunidades para recuperar o 5-5, mas a sua devolução no segundo ponto caiu na rede e, em seguida, um winner de serviço apagou a excelente devolução do ponto anterior. O canadiano empatou então o jogo a um set com dois grandes primeiros serviços.

Com 1-1 no terceiro set, Halys perdeu o controlo. Um erro não forçado na terceira raquete, um braço de ferro perdido na rede após um drop shot de FAA, um outro erro não forçado provocado pela velocidade da bola do adversário e um backhand demasiado longo após uma devolução aos seus pés: o francês foi quebrado e o natural de Montreal confirmou o branco. Perto do ponto de rutura, Halys ficou atrás por 0-30 e depois por 15-40, mas salvou o seu serviço para recuperar o 2-3. Ainda lhe restavam algumas gotas de gasolina e teve dois pontos de break a 15-40, mas Auger-Aliassime escapou com três pontos na linha (2-4).

A 0-30, o fim estava próximo, mas o francês voltou a lutar para marcar 4 pontos e manter as suas esperanças vivas. Mas o fim estava próximo e, com um remate de backhand, FAA venceu no serviço do seu adversário (5-7, 6-4, 6-3 em 2h16).

Vencedor dos 250 de Adelaide e Montpellier esta época, Auger-Aliassime vai enfrentar Stefanos Tsitsipas ou Tallon Griekspoor.