Recorde as incidências da partida
Com 41 pontos no ranking mundial, Anisimova é a campeã menos cotada da história do torneio e a primeira americana a triunfar em Doha desde que Monica Seles levantou o troféu, em 2002.
Ostapenko vinha de uma vitória retumbante sobre a tricampeã e número dois do mundo, Iga Swiatek, na ronda anterior, mas Anisimova deu à letã um gostinho do seu próprio remédio, mostrando uma incrível precisão e golpe de bola.
Na primeira final do WTA 1000 a contar com duas jogadoras fora do top 30, Ostapenko e Anisimova trocaram golpes duros a partir da linha de base, ambas utilizando o mesmo estilo de jogo agressivo que as levou ao jogo do campeonato.
Anisimova foi a mais incisiva do par no primeiro set, mantendo-se imperturbável quando a sua quebra de serviço inicial foi anulada por Ostapenko e quebrou novamente no décimo jogo para assumir a liderança em 37 minutos.
Foi o primeiro set que Ostapenko perdeu durante toda a semana, com as cinco duplas faltas que cometeu a revelarem-se dispendiosas contra uma Anisimova bem preparada.
Anisimova parecia estar a caminho de uma vitória confortável quando quebrou para uma vantagem de 2-1 no segundo set, mas Ostapenko respondeu imediatamente e recuperou o set no serviço.
A chuva suspendeu o jogo com Ostapenko a servir a 3-3, 40-40 e as jogadoras foram retiradas do court durante quase 25 minutos.
Anisimova quebrou o serviço no recomeço do jogo e manteve a sua estratégia de ataque total para garantir a vitória após uma hora e 21 minutos de jogo.