Mais

Linha de Fundo: Machac conquista primeiro título e Pegula eleva a moral em Indian Wells

Tomas Machac, da República Checa, segura o troféu depois de vencer o espanhol Alejandro Davidovich Fokina em Acapulco
Tomas Machac, da República Checa, segura o troféu depois de vencer o espanhol Alejandro Davidovich Fokina em AcapulcoCARL DE SOUZA / AFP / AFP / Profimedia
A nossa rubrica regular sobre ténis, Linha de Base, regressa esta semana para o manter atualizado sobre a natureza implacável e rápida dos torneios ATP e WTA. Quem se sagrou campeão, quem teve dificuldades em causar impacto e quais os momentos que mais se destacaram nos últimos sete dias?

Os vencedores da semana

Tomas Machac tornou-se o primeiro checo a entrar no Top 20 desde Tomas Berdych em 2018, ao conquistar o primeiro título ATP da sua carreira depois de derrotar Alejandro Davidovich Fokina, por 7-6 (6) e 6-2, na final do torneio ATP 500 em Acapulco, no sábado à noite.

À entrada para o torneio, tinha a duvidosa honra de ser o jogador mais bem classificado do ATP Tour que nunca tinha ganho um título, mas essa duvidosa honra pertence agora a Matteo Arnaldi, 33.º classificado.

Machac não era o único jogador à procura do seu primeiro título ATP no México, já que Davidovich Fokina estava na mesma categoria. Mas enquanto o espanhol conseguiu chegar apenas a uma final nos primeiros 117 eventos de nível turístico que disputou na sua carreira (em Monte Carlo, em 2022), Davidovich Fokina vai agora tentar causar impacto em Indian Wells e Miami, depois de ter chegado à sua segunda e terceira finais ATP da carreira em torneios consecutivos, em Delray Beach (onde perdeu para Miomir Kecmanovic) e agora em Acapulco.

Depois de um início de época atribulado, em que perdeu na primeira ronda do Open da Austrália (para Alex Michelsen), Stefanos Tsitsipas regressou ao Top 10 pela primeira vez desde Roland Garros, no ano passado, ao derrotar Felix Auger-Aliassime por 6-3 e 6-3 no Dubai, conquistando o primeiro título ATP 500 da sua carreira. Foi um marco importante para o grego, que já tinha chegado a 11 finais ATP do mesmo nível e perdido todas!

Com dois grandes eventos nos Estados Unidos ao virar da esquina, pelo menos duas mulheres americanas estarão a gabar-se com confiança depois de Jessica Pegula e Emma Navarro terem triunfado em Austin e Mérida na semana passada. Pegula chega a Indian Wells com uma série invicta de cinco jogos em casa, depois de ter conquistado o sétimo título de singulares da sua carreira no WTA Tour no ATX Open, em Austin, no domingo, ao derrotar McCartney Kessler por 7-5 e 6-2 numa final totalmente americana.

Por outro lado, a número 10 do mundo Navarro esteve praticamente impecável durante toda a semana ao conquistar o seu segundo e maior título sem perder um set, ao vencer o WTA 500 Merida Open Akron com uma vitória por 6-0 e 6-0 sobre a qualifier colombiana Emiliana Arango na final de domingo.

Os lutadores da semana

Sempre confiante, Holger Rune disse no início do ano que o seu objetivo era terminar o ano como número 1 do ranking, mas para que isso se concretize terá de acelerar o ritmo, uma vez que alguns contratempos têm feito descarrilar totalmente a sua temporada de 2025.

Depois de começar mal o ano, com uma derrota na primeira ronda para Jiri Lehecka em Brisbane, Rune mostrou sinais de melhoria quando chegou à quarta ronda do Open da Austrália, onde não conseguiu tirar partido de uma prestação instável de Jannik Sinner e perdeu em quatro sets.

Em seguida, pareceu completamente fora de si quando, apesar de ter tido o luxo de jogar perante um público dinamarquês apaixonado na Taça Davis contra a Sérvia em Copenhaga, perdeu de forma surpreendente para Hamad Medjedovic. Mas este foi apenas o início dos seus problemas numa época que o poderá fazer cair no ranking se não conseguir defender os pontos conquistados no ano passado em Indian Wells, onde chegou aos quartos de final contra Danill Medvedev.

Rune parte a raquete em sinal de frustração
Rune parte a raquete em sinal de frustraçãoČTK / AP / Eugene Hoshiko

O tenista teve um caso de gripe quando perdeu para o espanhol Pedro Martinez nos oitavos de final em Roterdão e, segundo a sua própria equipa, não recuperou suficientemente da doença quando perdeu na primeira ronda em Buenos Aires para Mariano Navone, que mais tarde chegou à final.

Depois, decidiu desistir do torneio ATP do Rio de Janeiro para se preparar para Acapulco na semana passada, onde, à semelhança de Casper Ruud e Tommy Paul, foi afetado por uma intoxicação alimentar e teve de abandonar o seu jogo contra o seu velho inimigo, Brandon Nakajima.

Momento da semana

Felix Auger-Aliassime e Alexander Bublik envolveram-se num incidente bizarro de revisão do VAR no Campeonato de Dubai, envolvendo um ball-kid que destacou uma estranha sequência de jogo.

Os dois envolveram-se numa discussão mais acesa depois de Auger-Aliassime ter tentado alcançar um smash de Bublik no fundo do court no tiebreak do primeiro set e ter pedido uma repetição quando tentou chegar à bola, mas sentiu que estava a ser impedido por um miúdo da bola.

O árbitro pediu então uma revisão, para grande desilusão de Bublik, que considerou que o canadiano n.º 6 do mundo tinha colidido com a parede de fundo e não com o miúdo da bola.

Bublik parecia descontente com a decisão, questionando porque é que Auger-Aliassime deveria ser autorizado a tentar repetir o ponto.

Quando Auger-Aliassime apresentou o seu raciocínio, Bublik respondeu que o jogador tinha "batido na vedação" e não no miúdo da bola, acrescentando: "É uma revisão se bateres na vedação?"

Auger-Aliassime salientou que o miúdo da bola tinha "avançado" antes de ter tido oportunidade de tentar a devolução.

"A vedação não se está a mover, ele moveu-se para o meu caminho", argumentou Auger-Aliassime.

A revisão vídeo confirmou a avaliação de Auger-Aliassime e obrigou a uma repetição do ponto, mas Bublik, frustrado com todo o processo, recuperou rapidamente o ponto perdido ao enganar Auger-Aliassime com um ás de serviço debaixo do braço. Auger-Aliassime, no entanto, riu-se por último e venceu o encontro por 7-6(7), 6-7(4) e 6-3.

Apesar de ter perdido a final do Campeonato do Dubai para Tsitsipas, Auger-Aliassime foi sem dúvida o melhor jogador do dia, ao terminar um duelo de fundo com um brilhante golpe de forehand.

No mesmo torneio, Luca Nardi mostrou o seu incrível toque quando, depois de um mau dropshot, produziu um maravilhoso lob-winner quando estava sob grande pressão de Quentin Halys.

Próximos eventos

O ténis regressa ao deserto americano com o primeiro evento combinado WTA e ATP 1000 do ano, que se realiza no BNP Paribas Open Indian Wells.

Os jogos de qualificação começaram no dia 2 de março, com a ação do sorteio principal a começar na quarta-feira, 5 de março. O torneio atinge o seu ponto alto no domingo, 16 de março, quando se realizam as finais de singulares masculinos e femininos.

A 48.ª edição do torneio a nível do circuito será encabeçada por Alexander Zverev, Carlos Alcaraz, Novak Djokovic, Aryna Sabalenka, Coco Gauff e Iga Swiatek.