O ex-número um do mundo, hoje sexto no ranking, perdeu por 2-6, 7-6 (9/7) e 7-5 para um jogador que já havia surpreendido na segunda ronda o atual campeão, o francês Ugo Humbert, 15.º do mundo.
Reveja aqui as principais incidências da partida
Após perder quatro match points na partida, Medvedev perdeu a cabeça e recebeu uma advertência por comportamento antidesportivo. Quando a frustração aumentou, acusou o árbitro Adel Nour de aplicar “dois pesos e duas medidas” com os jogadores russos. Nour negou prontamente a alegação.
Griekspoor, atualmente 47.º, vai enfrentar nas semifinais de sexta-feira o grego Stefanos Tsitsipas (11.º), que venceu o italiano Matteo Berrettini (30.º) por 7-6 (7/5), 1-6 e 6-4.
No Dubai, Griekspoor está a ser um mestre da sobrevivência, já que, na primeira ronda, salvou três match points contra o russo Roman Safiullin (72.º).
Medvedev não poderá repetir o título em Dubai, onde foi campeão em 2023. O tenista russo não levanta um troféu no circuito ATP desde o Masters 1000 de Roma, em maio de 2023.
Na outra parte do quadro, a semifinal será disputada entre o canadiano Felix Auger-Aliassime (21.º) e o francês Quentin Halys (77.º).