Mais

Síntese do Estoril Open: Faria e Rocha despediram-se na primeira ronda, assim como João Fonseca

Jaime Faria foi eliminado
Jaime Faria foi eliminadoEstoril Open
Jaime Faria e Henrique Rocha despediram-se do Estoril Open na primeira ronda, com a jornada do challenger português a ser infeliz para as cores nacionais mas também para o promissor tenista brasileiro João Fonseca.

Num dia de expectativas elevadas no Clube de Ténis do Estoril, o público que muito puxou pelos tenistas portugueses saiu desiludido: primeiro, foi o convidado Henrique Rocha a ser afastado pelo chileno Nicolás Jarry e, depois, foi o número dois nacional a ser eliminado pelo lucky loser Bernabé Zapata Miralles.

O jovem portuense, de 21 anos, travou uma dura batalha com o sétimo cabeça de série e 57.º jogador mundial para tentar, pela primeira vez na carreira, chegar à segunda ronda do Estoril Open, este ano despromovido a challenger, e marcar encontro com o compatriota Gastão Elias, mas acabou derrotado pelos parciais de 6-7 (13-15), 6-3 e 6-4, em duas horas e 51 minutos.

Convidado da organização, o 198.º classificado do ranking mundial despediu-se pelo terceiro ano consecutivo na estreia no quadro principal, no qual também já não está Jaime Faria, que não conseguiu confirmar o seu teórico favoritismo diante do aguerrido espanhol Bernabé Zapata Miralles.

Quartofinalista na terra batida do Clube de Ténis do Estoril em 2023, ano em que curiosamente eliminou Rocha na primeira ronda, o atual 380.º jogador ATP foi a sensação da jornada do Estoril Open, com um triunfo em dois sets frente ao número dois nacional.

Faria, que regressou hoje à competição depois de contrair uma lesão no pé esquerdo no final de fevereiro e ocupa o 105.º posto da hierarquia mundial, perdeu por 6-3 e 7-6 (7-2), em uma hora e 23 minutos, voltando a cair na primeira ronda, como aconteceu no ano passado.

O lucky loser espanhol irá agora defrontar o neerlandês Jesper de Jong, que hoje afastou João Fonseca, o brasileiro que no ano passado foi uma aposta da organização e que este ano regressou ao Estoril como campeão das Next Gen Finals de 2024.

O jovem de 18 anos, uma das sensações do circuito e 65.º do ranking, caiu pelo segundo ano consecutivo na primeira ronda, sendo derrotado pelo 93.º jogador mundial pelos parciais de 6-2 e 7-5, em uma hora e 17 minutos.

A jornada começou duas horas atrasada – foi preciso secar os courts devido à chuva que caiu durante a manhã – e com uma surpresa: Pedro Martínez, o vice-campeão do ano passado, foi eliminado à primeira.

Sexto cabeça de série, o espanhol, que ocupa o 48.º lugar na hierarquia ATP, foi despachado pelo ‘qualifier’ russo Alexey Vatutin, mero 333.º tenista mundial, pelos parciais de 6-4 e 6-3, em uma hora e 28 minutos.

Sorte diferente teve o finalista de 2023 no Clube de Ténis do Estoril, o sérvio Miomir Kecmanovic, que bateu o alemão Jan-Lennard Struff, por 6-1 e 7-5, em uma hora e 15 minutos.

Tal como o quinto cabeça de série também o húngaro Marton Fucsovics avançou para a segunda ronda, marcando encontro com Nuno Borges, o português que é o terceiro cabeça de série do Estoril Open e que ficou isento da ronda inaugural.

Também em pares, a jornada foi negativa para os tenistas lusos, com as duplas Gastão Elias/Tiago Pereira, Pedro Araújo/João Graça e Gonçalo da Rosa Castro/Salvador Monteiro a serem afastadas na primeira ronda.