A jogar em casa, um sensacional Sinner tomba Medvedev e está na final das ATP Finals (2-1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A jogar em casa, um sensacional Sinner tomba Medvedev e está na final das ATP Finals (2-1)

Jannik Sinner a um jogo do triunfo
Jannik Sinner a um jogo do triunfoAFP
Em casa e com o apoio de toda uma nação, Jannik Sinner venceu Daniil Medvedev em três sets. No domingo, o seu objetivo é conquistar o maior título da sua carreira contra Carlos Alcaraz ou Novak Djokovic. O italiano é o primeiro jogador a ganhar os quatro primeiros jogos das ATP Finals desde Roger Federer em 2003.

Recorde aqui as incidências do encontro

Na primeira de duas excelentes meias-finais nestas ATP Finals, era difícil escolher um favorito, uma vez que ambos os jogadores têm sido tão impressionantes. Jannik Sinner, ainda invicto, tinha a vantagem de jogar com o apoio do público, mas Daniil Medvedev, apesar de ter sido derrotado na sexta-feira, continua a ser um verdadeiro quebra-cabeças e a batalha prometia ser esplêndida.

E houve, de facto, batalha. Desde o primeiro ponto, foi uma luta de fundo de campo entre dois mestres do jogo. Medvedev parecia ser o jogador mais confortável, ganhando o primeiro break point ao terceiro jogo, mas foi ele que abriu mão do primeiro jogo logo a seguir, ao desperdiçar completamente um break point que estava nas suas mãos.

Jannik Sinner estava em grande, mas não foi soberbo e cometeu alguns erros incaracterísticos. No entanto, teve o mérito de se manter sólido, nomeadamente quando serviu para o set. Armado com uma forte primeira bola, venceu o primeiro set e fez as delícias do grande público que tinha vindo admirar o primeiro semi-finalista italiano da história do Masters. Mas ainda lhe faltava fechar o encontro.

Os melhores momentos do encontro
Flashscore

Medvedev não desistiu e deu um passo em frente. A partir daí, o jogo tornou-se uma batalha de serviços, com cada jogador a competir com ases e potência para manter a sua posição. O russo aumentou a pressão e voltou a ganhar um break point no oitavo jogo, mas sem sucesso. O tiebreak parecia inevitável.

E assim foi, apesar da vontade inabalável do russo em quebrar o adversário. A tensão estava no auge e ambos os estavam a cometer erros, mas foi Daniil Medvedev que finalmente elevou o jogo e voou até ao final do tiebreak para voltar a igualar a contenda. No entanto, chamou imediatamente o fisioterapeuta, pondo em risco a capacidade de aguentar mais um set.

Respondeu de forma negativa no início do terceiro set. Depois de salvar dois break points com superioridade no primeiro jogo, o terceiro foi fatal, e, pior ainda, com uma dupla falta. Sinner não deixou passar a oportunidade e rapidamente assumiu a liderança, e o russo estava agora à beira do break, começando a mostrar a face negativa que lhe é tão familiar neste tipo de situações.

Tudo o que restava ao italiano era segurar o seu serviço. Fácil de fazer, no papel, mas fez ainda melhor do que isso ao lutar arduamente para chegar ao duplo break e conseguir duas oportunidades para fechar o jogo no seu serviço. Apenas uma foi suficiente, e Jannik Sinner acabou por vencer por 6-3, 6-7(4), 6-1. Domingo, quer seja Carlos Alcaraz ou Novak Djokovic, atenção: o público vai estar presente para apoiar o seu campeão, que tem a oportunidade de fazer história.