Mais

ATP Finals: Alcaraz vence Félix Auger-Aliassime e marca encontro com Sinner na final (2-0)

Carlos Alcaraz celebra apuramento para a final
Carlos Alcaraz celebra apuramento para a finalMARCO BERTORELLO / AFP

Carlos Alcaraz e Jannik Sinner vão disputar o título das ATP Finals, depois de as duas maiores estrelas do ténis terem garantido com facilidade a presença na final do prestigiado torneio de encerramento da temporada, este sábado.

Recorde as incidências da partida

Alcaraz, já confirmado como número 1 mundial no final do ano, ultrapassou Felix Auger-Aliassime 6-2, 6-4 em Turim, garantindo o encontro decisivo que todos os fãs de ténis ansiavam, após uma série de confrontos emocionantes entre ambos ao longo deste ano.

O espanhol tem vantagem nos duelos diretos com Sinner, com registo de 10-5, tendo vencido quatro dos cinco embates desta temporada, todos eles em finais de torneios de topo.

Alcaraz conquistou os títulos do US Open e de Roland Garros, este último depois de recuperar de dois sets de desvantagem e salvar três match point.

No entanto, Sinner, que venceu 7-5, 6-2 frente a Alex de Minaur mais cedo este sábado, tornou-se o primeiro italiano a vencer Wimbledon ao superar Alcaraz, e ambos partilham os quatro Grand Slams desta época.

A final de domingo ganha ainda mais interesse, já que Alcaraz ultrapassou Sinner no topo do ranking masculino no final de 2025, depois de conquistar oito torneios e chegar a mais três finais, incluindo a deste domingo.

O canadiano Auger-Aliassime é especialista em pisos cobertos, tendo vencido sete dos seus oito títulos em recintos indoor, mas nem ele conseguiu travar Alcaraz, que assumiu o controlo do encontro ao quebrar o serviço no quarto jogo do primeiro set.

Alcaraz garantiu a vantagem de um set com mais um break e depois fechou o triunfo sem grandes dificuldades, sem precisar de recorrer ao seu ténis mais espetacular.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Sinner preparado para Alcaraz

Sinner ainda não perdeu qualquer jogo de serviço, mas terá um teste bem mais exigente frente a Alcaraz, depois de o segundo cabeça de série somar a sua 13.ª vitória consecutiva sobre De Minaur.

"Sinceramente, cada confronto (com Alcaraz) é diferente. Vimos isso em Roma e Paris, mesmo sendo a mesma superfície (terra batida), pode haver mudanças", afirmou Sinner.

"Mais uma final, tem sido um ano incrível para mim. Estou ansioso por amanhã (domingo)... Também para perceber em que nível realmente estou, mas ao mesmo tempo é ótimo, antes da pausa, ter este duelo".

Sinner venceu os últimos 18 sets disputados em Turim e o campeão de quatro Grand Slams está numa sequência de 30 vitórias consecutivas em pisos duros indoor.

O jogador de 24 anos não perdeu qualquer set nas ATP Finals desde a derrota na final de 2023 frente a Novak Djokovic, enquanto De Minaur termina o ano com um estado de espírito mais positivo do que aquele que tinha após perder com Lorenzo Musetti na fase de grupos.

De Minaur admitiu que esteve num "momento difícil" após essa derrota, que quase lhe custou a presença nas meias-finais, antes de bater Taylor Fritz e garantir o duelo de sábado com Sinner.

"Mudei um pouco a perspetiva. Claro que, sentado aqui agora, sinto que devia ter terminado a minha campanha em Turim com duas vitórias em vez de uma", disse De Minaur aos jornalistas.

De Minaur salvou dois pontos de break no primeiro jogo da meia-final, mas depois não conseguiu aproveitar nenhum dos três que criou no primeiro serviço de Sinner.

O australiano voltou a resistir quando Sinner ameaçou quebrar nos sétimo e nono jogos, mas o segundo cabeça de série acabou por desferir o golpe decisivo ao 5-5 e conquistou o primeiro set.

Sinner disparou para 4-0 no segundo set antes de fechar a sua 9.ª vitória consecutiva no torneio, tornando-se o jogador mais jovem desde Lleyton Hewitt em 2004 a alcançar três finais no evento de encerramento da temporada.