O vencedor
Foi mais uma semana inesquecível para Jannik Sinner em solo italiano, com o tenista a defender o seu título das ATP Finals de forma absolutamente impressionante em Turim.
Sinner – que não perdeu qualquer set durante todo o torneio – mostrou-se demasiado forte para o seu grande rival, Carlos Alcaraz, na final, vencendo por 7-6(4), 7-5 para conquistar o seu 24.º título de carreira e o sexto em 2025.
O italiano torna-se o mais jovem a defender o prestigiado troféu das ATP Finals desde Roger Federer em 2004, e prolonga a sua impressionante sequência de vitórias em pisos rápidos indoor para 31 partidas – registo que remonta à Taça Davis de 2023.
Depois de ter sido superado por Alcaraz na final do US Open em setembro, Sinner sabia que precisava de começar forte para tentar encurtar a diferença no registo de duelos diretos (5-10).
Após 11 jogos muito disputados, o italiano teve de salvar um set point com um excelente segundo serviço, o que abriu caminho para uma exibição dominante no tie-break, colocando-se na frente.
Sinner foi quebrado pela primeira vez no torneio logo no início do segundo set, mas isso não abalou o campeão em título, que respondeu com um break e garantiu o triunfo quando Alcaraz vacilou ao servir para se manter na partida no 12.º jogo.
Este último triunfo coroa um ano brilhante para o jovem de 24 anos, que acrescentou dois títulos do Grand Slam ao seu palmarés e chegou às finais dos quatro principais torneios.
Uma suspensão por doping de três meses colocou Sinner perante o desafio de tentar defender o seu estatuto de número um, mas apesar de não terminar o ano no topo do ranking, sublinhou que não poderia haver “melhor desfecho” para 2025.
Quanto a Alcaraz, o finalista derrotado manteve o bom humor após o encontro, tendo garantido o topo do ranking com três vitórias em três jogos na fase de grupos.
"Foi um grande ano para o Jannik e agora é tempo de descansar. Espero que estejas pronto para o próximo ano, porque eu estarei. Espero jogar mais finais contra ti", disse Alcaraz.
A maior dificuldade
Ben Shelton foi o único jogador a não vencer qualquer encontro em Turim, com o norte-americano a perder frente a Alexander Zverev, Felix Auger-Aliassime e Sinner.
Apesar dos resultados desapontantes, Shelton manteve-se competitivo nos três encontros, levando Sinner e Zverev ao tie-break e ficando muito perto de bater Auger-Aliassime num duelo emocionante em três sets.
No entanto, o norte-americano de serviço potente vai querer reencontrar a melhor forma em 2026, depois de não ter conseguido dar seguimento ao verão impressionante, quando conquistou o seu primeiro título Masters 1000 em Toronto.
Terá também de melhorar de forma significativa o seu registo frente aos melhores jogadores, já que está atrás de Alcaraz por 0-3, Sinner por 1-8 e Zverev por 0-5.
O momento marcante
O favorito da casa Lorenzo Musetti protagonizou uma recuperação incrível no seu duelo da fase de grupos frente a Alex de Minaur, recuperando de 5-3 abaixo no set decisivo para garantir uma improvável vitória por 7-5, 3-6, 7-5.
Depois de ter falhado a qualificação devido a uma derrota dolorosa frente a Novak Djokovic na final de Atenas na semana anterior, Musetti foi chamado para fazer a sua estreia nas Finals após a desistência do sérvio.
O jovem de 23 anos teve pouco tempo para se preparar antes da derrota por 6-3, 6-4 frente a Taylor Fritz no seu jogo de estreia, e sabia que uma nova derrota frente a De Minaur significaria a eliminação.
Contudo, impulsionado pelo apoio ruidoso do público italiano, Musetti conseguiu uma recuperação notável frente ao australiano, vencendo quatro jogos consecutivos para garantir um triunfo memorável na sua estreia nas Finals de final de temporada.
Após celebrar com a equipa e o público italiano, o vencedor escreveu uma mensagem especial na câmara de televisão: 'fino alla fine', que significa 'até ao fim' em inglês.
As melhores trocas de bola
Sinner foi claramente superior a Alcaraz nos momentos decisivos da final de domingo, incluindo este lob perfeito para conquistar um ponto crucial no tie-break do primeiro set.
Musetti deu tudo na sua vitória dramática em três sets frente a De Minaur, mesmo tendo ficado em segundo lugar naquele que foi, provavelmente, o ponto do torneio.
Os próximos eventos
Com a temporada de 2025 a chegar ao fim nos circuitos ATP e WTA, o foco vira-se agora para as Finals da Taça Davis em Bolonha, que decorrem de 18 a 23 de novembro.
A Itália, campeã em título, estará sem a sua principal figura, Sinner, na tentativa de conquistar o terceiro troféu consecutivo, enquanto Alcaraz lidera uma seleção espanhola que procura vencer pela primeira vez desde 2019.
A Alemanha, França, República Checa, Bélgica, Argentina e Áustria são as outras nações presentes no Final 8.
Consulte aqui o calendário completo da Taça Davis.

