Tomljanovic, que é uma das protagonistas da série Break Point, da Netflix, venceu a decisão contra a número 194 do mundo por 6-1 e 7-5, em 1h49 minutos.
Até então, os melhores resultados da australiana de 30 anos haviam sido três quartos de final de Grand Slam e duas finais de WTA nível 250 (Coreia do Sul e Tailândia).
O título no Brasil foi o primeiro de singles na carreira profissional desde a conquista do ITF Challenger de Dothan há dez anos.
Regresso após lesão
Além da série da Netflix, Ajla Tomljanovic também ganhou notoriedade por ter derrotado Serena Williams no último jogo da carreira da lenda norte-americana, durante a terceira ronda do US Open de 2022.
No entanto, no início de 2023, Tomljanovic sofreu uma lesão no joelho e não jogou uma única partida nos primeiros sete meses de 2023.
A atleta voltou à ação no final de agosto para jogar o US Open 2023, onde teve de desistir após a primeira jornada, e chegou a Florianópolis com um registo de duas vitórias e três derrotas.
Depois ter alcançado o 32.º posto no ranking mundial, a lesão acabou por atirar a tenista para um distante 543.º lugar, o que fez com que participasse no torneio brasileiro por convite da organização do torneio.
Após salvar quatro match points na segunda ronda sobre Ipek Oz, Tomljanovic avançou sem grandes dificuldades pelo resto da competição em Santa Catarina, tendo vencido os três jogos restantes sem perder um único set.
Com o seu primeiro título no WTA Tour, a tenista da Austrália deve subir 261 posições no ranking mundial.