O 24 vezes campeão do Grand Slam, a jogar na Suíça para se aquecer para o Open de França, falhou um match point no segundo set antes de acabar por vencer por 6-4, 6-7(6), 6-1.
"Foi o jogo mais difícil do torneio para mim até agora, três sets", disse Djokovic: "No segundo set, ele estava um break à frente e eu consegui voltar ao tie-break, tive um match point, fiquei um pouco apertado. Mas estou muito contente com a forma como me reagrupei no terceiro e joguei o melhor set do torneio."
Djokovic vai tentar garantir a sua primeira vitória num torneio desde que ganhou o ouro olímpico em Paris, no verão passado, quando defrontar o polaco Hubert Hurkacz na final de sábado. O objetivo é tornar-se o terceiro jogador a atingir um século de títulos ATP, depois de Jimmy Connors e Roger Federer.
O jogador de 38 anos está a disputar o seu primeiro evento desde que se separou do seu treinador e antigo rival, Andy Murray.
Também perdeu os seus dois jogos anteriores em terra batida esta época antes desta semana, mas parece estar a recuperar a forma antes do início de Roland Garros no domingo.
Djokovic vai iniciar a sua tentativa de conquistar o quarto triunfo no Open de França e o recorde de 25 títulos de singulares do Grand Slam quando defrontar o americano Mackenzie McDonald na primeira ronda.
Na sexta-feira, venceu o primeiro set contra o antigo semi-finalista de Wimbledon, Norrie, graças a um break no sétimo jogo. O sérvio recuperou de uma desvantagem de 5-2 no segundo set para forçar um tie-break, mas viu um match point chegar e ir embora quando o britânico Norrie levou o empate para a decisão. Mas Djokovic ganhou uma vantagem de 3-0 no terceiro set, perdendo apenas um ponto nos três primeiros jogos.
Fechou o jogo no seu segundo match point depois de mais uma série de três jogos consecutivos.
O antigo número seis mundial Hurkacz venceu o austríaco Sebastian Ofner, 128.º classificado, por 6-3 e 6-4, para chegar à sua primeira final desde que perdeu para Jannik Sinner em Halle, em junho passado.