Recorde as incidências da partida
Na terra batida do ATP 250 de Gstaad, Berrettini enfrentou Tsitsipas numa meia-final disputada e equilibrada. Foi um grande feito para o tenista italiano, que conseguiu derrotar o grego por 2-0 (7-6, 7-5), algo que nunca tinha conseguido até hoje, tendo em conta que Tsitsipas tinha ganho os quatro jogos anteriores.
O italiano, cabeça de série número seis do torneio, levou o primeiro set para um tie break e depois venceu-o por 8-6. Na "Roy Emerson Arena", o romano mostrou a sua boa forma, desferindo repetidamente o seu poderoso forehand e mantendo a vantagem sobre o seu adversário.
No segundo set, Berrettini continuou a sua excelente prestação, respondendo bem a Tsitsipas e obrigando-o a cometer vários erros. O jogo manteve-se, no entanto, muito equilibrado, com o italiano a conseguir manter médias de serviço muito elevadas em detrimento do grego, que teve mais dificuldades do que o esperado em converter o seu primeiro serviço. Foi uma grande demonstração de força de Berrettini ao longo de todo o encontro, que incomodou o seu adversário com alguns bons golpes e vários ases de peso.
O segundo set repetiu o mesmo guião do primeiro, com nenhum dos jogadores a conseguir ganhar uma vantagem mínima. O resultado, depois de um contínuo jogo de parada e resposta, foi de 5-4 para Matteo Berrettini. Um momento importante do encontro para o romano, que, no entanto, não conseguiu terminar o encontro de imediato. Jogo ganho por Tsitsipas e o resultado em 5-5, com o grego um pouco nervoso devido a alguns erros.
Foi nesta altura que o jogador romano assumiu a liderança, batendo uma série de potentes forehands para quebrar Tsitsipas e fazer 6-5. A partir desta altura, o caminho foi a descer para Berrettini, com um último jogo jogado com serenidade e levado para casa sem grandes dificuldades.

Uma vitória importante para o romano, que terminou o segundo set por 7-5 e se qualificou para a final do ATP 250 em Gstaad, onde vai enfrentar Quentin Halys, que derrotou Jan-Lennard Struff. UBerrettini ganhou o seu primeiro título ATP em Gstaad, em 2018.