Mais

Ténis: Cerúndolo festeja triunfo de uma vida em Gstaad, eliminando o favorito Ruud nos quartos de final

Casper Ruud não defenderá o seu título em Gstaad
Casper Ruud não defenderá o seu título em GstaadEric Dubost / Zuma Press / Profimedia
A maior vitória da sua carreira. O argentino Juan Manuel Cerúndolo (23 anos) conseguiu uma grande surpresa no torneio de Gstaad, na Suíça, ao eliminar o cabeça de série Casper Ruud (26) nos quartos de final. O número 109 do mundo superou o número 13 do mundo por 6:2, 1:6, 6:3 e conquistou o seu mais valioso escalpe até à data.

Recorde as incidências da partida

Cerúndolo teve um ótimo início de jogo, mas depois de ganhar o primeiro set perdeu o seu ímpeto e estava a perder 0:3 para Ruud no set decisivo. Mas foi nessa altura que surgiu a oportunidade. O argentino concentrou-se, aproveitou os erros crescentes do três vezes finalista do Grand Slam e deu a volta ao jogo com seis jogos ganhos.

"Foi bastante difícil. Ele foi muito mais agressivo do que eu e facilmente assumiu a liderança depois disso", avaliou o vencedor do duelo dramático numa entrevista no court.

"Mas foi importante ter-me mantido mentalmente no jogo, não deixei cair o jogo e aos 0:3 saí com o vento nas costas. Com a ajuda do vento e talvez alguns dos seus erros, estava 1:3. Mas depois assumi a liderança", disse o feliz argentino.

"De repente estava 2:3, e quando só tinha um break, comecei a acreditar em mim outra vez e lutei mais. Estava mais confiante, mais agressivo e comecei a atacar muito mais. Penso que foi essa a chave para dar a volta ao terceiro set no final", acrescentou Cerúndolo, que converteu seis de nove pontos de break.

A vitória também pôs fim à série invicta de dez jogos do campeão norueguês de 2022 e 2023 neste torneio. Cerúndolo, que conquistou o seu único título até à data em 2021, em Córdoba, garantiu o seu regresso à elite 100 do ranking com a promoção, uma vez que estará classificado em 89.º lugar na nova edição.

Cerúndolo enfrentará outro sul-americano na meia-final de sábado, quando enfrentar o qualifier peruano Ignacio Buse, que derrotou o compatriota Roman Andres Burruchaga por 6-3, 3-6, 6-1 nos quartos de final.