Mais

Ténis: Alexander Zverev luta contra doença para marcar presença na meia-final de Halle com Daniil Medvedev

Zverev passa às meias-finais em Halle
Zverev passa às meias-finais em HalleREUTERS / Gonzalo Fuentes

A busca de Alexander Zverev pelo seu primeiro título em relva sofreu uma reviravolta inesperada no Open de Halle, esta sexta-feira, quando o segundo cabeça de série alemão foi forçado a sair a correr do court para vomitar a meio do encontro, antes de se recuperar para derrotar o italiano Flavio Cobolli por 6-4, 7-6(8).

Recorde as incidências da partida

Zverev, segundo cabeça de série, começou o encontro com o pé direito, quebrando o serviço no primeiro jogo, mas quando estava a servir no segundo, pediu uma pausa para ir à casa de banho para vomitar e fugiu pelo túnel.

Quando regressou, Zverev lutou com a intensidade no início e parecia claramente indisposto, curvando-se de exaustão após os pontos e ofegante após uma maratona de rally.

"Senti-me bem antes do jogo. Depois, de repente, do nada, senti-me muito, muito mal. Senti-me mal, fui vomitar e, 15 minutos depois, voltei a sentir-me bem", afirmou Zverev.

"Não sei o que foi, nunca tinha passado por isso antes. Espero ficar bem nas próximas horas, quando a adrenalina acalmar. Depois disso, acho que foi uma partida muito boa", explicou.

Apesar de estar longe de estar a 100%, Zverev aguentou o serviço à medida que ia recuperando as suas reservas de energia, disparando o seu primeiro ás do encontro no set point.

O segundo set foi equilibrado, com Cobolli a confiar na sua movimentação para continuar a incomodar Zverev, mas o alemão acabou por triunfar num tiebreak renhido, terminando o encontro com 22 winners e 12 pontos na rede.

A meia-final coloca Zverev contra o russo Daniil Medvedev, terceiro cabeça de série, um adversário familiar que detém uma vantagem de 12-7 no confronto direto e venceu os últimos três encontros.

"Penso que ele é o jogador com quem mais joguei na minha carreira. Estou ansioso por isso", acrescentou Zverev.

"Aconteceram muitas coisas nos últimos 18 meses. Ele é um dos adversários mais difíceis da minha carreira. Vai ser um grande jogo e estou ansioso por o defrontar", assumiu.

Medvedev passou às meias-finais com uma vitória por 6-4 e 6-3 sobre o americano Alex Michelsen, apesar de ter sofrido uma hemorragia nasal no segundo set, o que obrigou o vice-campeão de Halle em 2021 a pedir um tempo médico.

No entanto, o russo serviu bem para negar ao seu adversário uma única oportunidade de break point e encerrou a competição em 85 minutos, chegando aos últimos quatro sem perder um set, com a única coisa que causou problemas foram as sombras no court.

"As sombras no court tornaram as condições bastante difíceis. Demorou algum tempo a habituarmo-nos a elas. Depois foi melhor no segundo set", disse Medvedev, que vai regressar ao top 10 antes de Wimbledon.