Reveja aqui as principais incidências da partida
A poucos dias do início do Open de França, no domingo, Cobolli conseguiu recuperar de uma desvantagem de 3-1 no segundo set e alcançar a sua segunda final da época, depois da vitória em Bucareste.
O jogador vai agora defrontar o vencedor da outra meia-final, na sexta-feira, entre o terceiro cabeça de série Andrey Rublev e o canadiano Felix Auger-Aliassime, que procura o seu terceiro título esta época, depois das vitórias em Adelaide e Montpellier.
Etcheverry, especialista em terra batida, ganhou os seus primeiros pontos de break no sexto jogo e converteu-os na terceira oportunidade para ganhar por 4-2.
Depois, quebrou Cobolli, 35.º do ranking mundial, quando o errático italiano, que tinha 18 erros não forçados nessa altura, três vezes mais do que o seu adversário, cometeu uma dupla falta no terceiro set point de Etcheverry.
Etcheverry começou por manter a pressão, batendo a bola em profundidade, com uma pancada a cair na linha de base para quebrar o seu adversário mais uma vez e fazer 3-1.
Cobolli, no entanto, não estava acabado, reduzindo a sua contagem de erros e prendendo Etcheverry à linha de base com trocas de bola mais longas. Quebrou duas vezes o número 55 do mundo para ganhar por 6-5 e manter o serviço para ganhar o segundo set.
O terceiro set continuou com o serviço até que Cobolli quebrou para ganhar por 5-4, chegando à maior final da sua carreira com uma vitória de recuperação no seu primeiro match point.