Reveja aqui as principais incidências da partida
O croata Marin Čilić já foi um dos melhores tenistas do mundo. Em 2018, o veterano, agora com 35 anos, atingiu o pico do número três do ranking mundial depois de chegar a uma final de Grand Slam pelo segundo ano consecutivo.
Desde então, no entanto, o experiente tenista tem lutado imensamente com lesões, e Čilić teve de ser operado duas vezes ao joelho direito. No entanto, ele agora está pronto para a final do Open da China de Hangzhou, que faz parte da série ATP 250.
Chegou à final na segunda-feira com uma vitória em dois sets sobre o americano Brandon Nakashima, depois de Čilić ter eliminado anteriormente Zachary Svajda e a dupla japonesa de Yoshihito Nishioka e Yasutaka Uchiyama - este último foi parceiro de Holger Rune no início do torneio.
Čilić entrou no torneio com um ranking de apenas número 777 do mundo, depois de o croata ter sido atormentado por uma lesão após outra nos últimos anos, embora tenha conseguido chegar às meias-finais do Open de França em 2022.
Isto também faz de Čilić apenas o segundo jogador na história do ATP Tour, que remonta a 1990, a chegar a uma final ATP com uma classificação inferior a 700 no início do torneio.
Desde que Raemon Sluiter chegou à final em Rosmalen, nos arredores de 's-Hertogenbosch, em 2009, com o número 866 no início do torneio, tal não acontecia ao mais alto nível masculino.
Nessa altura, Sluiter acabou por perder a final para o alemão Benjamin Becker, pelo que Čilić poderá fazer história se conseguir vencer a final, pois seria então o jogador com o ranking mais baixo a vencer um torneio ATP.
Esse recorde pertence atualmente ao grande australiano reformado Lleyton Hewitt, que entrou em cena aos 16 anos, em 1998, com uma vitória no Adelaide International, depois de derrotar Andre Agassi, entre outros.
Hewitt chegou ao torneio na Austrália classificado em 550.º lugar no ranking mundial. O australiano Pat Cash e o zimbabueano Kevin Ullyett também conseguiram chegar a finais com classificações fora do top 500, já que Cash chegou à final do Open de Seul em 1990, enquanto Ullyett perdeu a final do Open de Nottingham em 1999.
Caso Čilić prevaleça em Hangzhou, será o 21.º título da carreira do croata, que em 2014 venceu o US Open com uma vitória final sobre o japonês Kei Nishikori. O último título ATP de Čilić foi em outubro de 2021, quando derrotou Taylor Fritz na final do Open de São Petersburgo, na Rússia.
Na final, Čilić enfrentará um adversário difícil e semeado, porque depois de uma semifinal totalmente chinesa, Zhizhen Zhang conseguiu passar por Yunchaokete Bu. Zhang começou o torneio como sexto cabeça de série, duas sementes abaixo do adversário de Čilić nas meias-finais, Nakashima. No entanto, a final em Hangzhou é a primeira final ATP de Zhang, de 27 anos.