Alcaraz derrotou Grigor Dimitrov por 6-1 e 6-1 na quarta-feira para chegar aos quartos de final de Indian Wells, onde o jovem de 21 anos está a tentar conquistar o terceiro título consecutivo para igualar Roger Federer (2004-06) e Novak Djokovic (2014-16).
Embora Alcaraz não possa ultrapassar o primeiro classificado Jannik Sinner e o número dois Alexander Zverev ao ganhar o troféu esta semana, isso pode deixá-lo preparado para tentar essa subida durante a época europeia de terra batida, onde defenderá o seu título do Open de França.
"Não estou a pensar muito em recuperar o número um dentro de dois ou três meses. Isso pode fazer-me sentir uma pressão extra", disse Alcaraz, que já ocupou o primeiro lugar durante 36 semanas, aos jornalistas.
Alcaraz estará entre os principais concorrentes nos torneios das próximas semanas, com Sinner a cumprir uma proibição de doping até 4 de maio, mas o espanhol disse que vai levar as coisas dia após dia.
"Se estiver a fazer as coisas certas, se estiver concentrado em cada dia e nas coisas que tenho de melhorar, o resultado vai aparecer e depois o número um virá a seguir", acrescentou.
"Neste momento, estou concentrado neste torneio, Indian Wells, e quero continuar a jogar bom ténis. Espero chegar à final ou levantar o troféu. É esse o meu objetivo aqui".
O próximo adversário do tetracampeão do Grand Slam é o argentino Francisco Cerundolo.
"Ele está a jogar muito bem. Não sei qual é a superfície preferida dele, a terra batida ou o piso duro. Ele joga muito bem em ambas. Até na relva", disse Alcaraz.
"Isso significa que ele é um jogador completo. Consegue jogar ténis muito bom em todas as superfícies... Terei de estar muito concentrado no meu ténis. Vou tentar jogar de forma agressiva e com paixão. Vai ser um jogo difícil", assegurou o espanhol.