Mais

Poderá Sinner perder a sua posição no ranking ATP devido à suspensão? Pouco provável

Jannik Sinner foi suspenso por três meses
Jannik Sinner foi suspenso por três mesesDAVID GRAY/AFP
A posição de Jannik Sinner no topo do ranking mundial de ténis não deverá ser ameaçada, apesar da sua suspensão de três meses, por violação das regras antidoping. A vantagem do italiano sobre o segundo classificado, Alexander Zverev, é atualmente de 3695 pontos e é improvável que o alemão consiga recuperar esse atraso até 4 de maio.

Jannik Sinner, que defendeu o seu título no Grand Slam do Open da Austrália em janeiro, e manteve uma vantagem significativa sobre Zverev, foi suspenso pela Agência Mundial Antidopagem (WADA) para o período de 9 de fevereiro a 4 de maio. Isto significa que faltará a quatro torneios do ranking ATP Masters 1000 - em Indian Wells, Miami, Monte Carlo e Madrid.

O tenista italiano não poderá assim defender coletivamente os 1600 pontos que conquistou nestes eventos no ano passado. Chegou às meias-finais em Indian Wells, mas já tinha perdido os pontos relativos a essa etapa, pois foi nessa altura que a substância proibida, o esteroide anabolizante clostebol, foi detetada duas vezes no seu sistema. A perda de 1.000 pontos pelo seu triunfo em Miami será a mais dolorosa. Em Monte Carlo, foi eliminado nas meias-finais, o que lhe custará 400 pontos, e em Madrid, cedeu uma passagem aos quartos de final, pelo que a sua conta será reduzida em mais 200 pontos.

Assim, quando regressar à competição, terá 10.230 pontos na sua conta. O primeiro torneio que poderá disputar é o ATP Masters 1000 de Roma, de 7 a 18 de maio.

Classificação atual do ranking ATP
Classificação atual do ranking ATPFlashscore

Zverev defenderá um total de 850 pontos durante a suspensão de Sinner, incluindo os quartos de final em Indian Wells e as meias-finais em Miami. Para ultrapassar o italiano, teria de ganhar mais do que um torneio. Uma possível, embora improvável, troca de posições no número um é, portanto, possível, mas com o regresso do tirolês de 23 anos às quadras, o alemão estará defendendo 1.000 pontos pela sua vitória em Roma, onde o seu rival não competiu no ano passado, bem como 1.300 pontos por sua final no Grand Slam do Open de França. Em Paris, Sinner caiu nas meias-finais.

Ainda menos provável de estar na posição de liderança é o atual terceiro classificado, Carlos Alcaraz. O espanhol, que atualmente perde 4320 pontos para o italiano, vai defender 1400 pontos nos próximos três meses, incluindo o seu triunfo em Indian Wells. No entanto, após o regresso de Sinner, Alcaraz estará a defender o seu título no Grand Slam do Open de França, que vale 2.000 pontos.

Porque é que Jannik Sinner está suspenso?

A suspensão do tenista italiano é o resultado do seu acordo com a WADA. Sinner aceitou o castigo antes de o Tribunal Internacional de Arbitragem do Desporto (CAS) decidir o recurso da agência.

Em agosto, a ITIA apresentou um relatório sobre o caso de Sinner, renunciando à suspensão do jogador, uma vez que não se verificou que este tivesse agido intencionalmente. Na altura, os únicos prejuízos sofridos pelo tenista foram a perda de pontos e o bónus financeiro pela vitória em Indian Wells.

O italiano, líder do ranking ATP, vencedor do Open da Austrália e do Open dos Estados Unidos no ano passado, e vencedor este ano em Melbourne, explicou que o esteroide proibido entrou no seu sistema durante uma massagem efetuada por um fisioterapeuta. Um membro da sua equipa tinha alegadamente utilizado anteriormente um spray contendo clostebol no seu dedo lesionado, comprado por um instrutor de fitness em Itália, onde está disponível sem receita médica.