Mais

Ténis: Draper elimina Alcaraz e vai disputar a final de Indian Wells com Holger Rune

Drapper festeja a vitória sobre Alcaraz
Drapper festeja a vitória sobre AlcarazPatrick T. Fallon / AFP
O dinamarquês Holger Rune derrotou Daniil Medvedev para chegar à final do ATP Masters de Indian Wells no sábado, antes de Jack Draper se juntar a ele com uma grande vitória sobre Carlos Alcaraz.

"Significa tudo", disse Rune. "O trabalho ainda não terminou, mas a sensação é fantástica. Jogar contra o Daniil é um dos desafios mais difíceis para mim na digressão. "Obviamente, eu tinha a tática certa, mas mesmo assim foi muito difícil porque ele faz um grande esforço e é muito sólido."

Numa desforra dos quartos de final do ano passado, Rune, de 21 anos, mostrou uma disciplina admirável contra a defesa de Medvedev, mantendo-se nas trocas de bola e mantendo o russo desequilibrado com uma variedade de pancadas, ao mesmo tempo que fazia uso judicioso do seu poderoso forehand.

Depois de uma troca de breaks no início do primeiro set, Rune conseguiu uma importante defesa para 4-4, salvando um break point num jogo que foi para o empate seis vezes e durou quase 11 minutos. Conseguiu o break decisivo para uma vantagem de 6-5 e ganhou o set quando o seu backhand rolante provocou outro erro de Medvedev.

O segundo set foi mais simples, depois de Rune ter quebrado Medvedev no amor para obter uma vantagem de 2-1. Depois de dois pontos nervosos quando servia para o jogo, Rune recuperou de uma desvantagem de 0-30 e pontuou a vitória com um winner de forehand.

"É uma questão de encontrar o ritmo certo e, felizmente, tenho um bom trabalho de pernas, por isso consigo chegar a muitas bolas", disse Rune: "É uma questão de encontrar o ritmo certo e quais as pancadas a dar, porque muitos jogadores falham demasiadas pancadas contra o Daniil. Ele obriga-nos a tentar mais, por isso estou muito orgulhoso por ter conseguido encontrar o ritmo certo."

Rune, cuja ascensão diminuiu desde que entrou em cena em 2022 com uma vitória sobre Novak Djokovic na final do Masters de Paris, chegou à sua primeira final de nível turístico desde Brisbane em janeiro de 2024.

Draper surpreende o bicampeão Alcaraz

Jack Draper pôs fim à tentativa de Carlos Alcaraz de conquistar um raro tricampeonato no ATP Masters de Indian Wells no sábado, derrubando o espanhol para marcar um confronto pelo título com Rune. O britânico, 14.º classificado do ranking mundial, manteve a calma para vencer Alcaraz por 6-1, 0-6 e 6-4 e chegar à primeira final de Masters 1000 da sua carreira.

"Esta dói", admitiu Alcaraz, que estava a tentar juntar-se a Roger Federer e Novak Djokovic como os únicos homens a ganhar três títulos consecutivos no deserto da Califórnia: "Não quero perder nenhum jogo, mas acho que este foi ainda mais especial para mim. Hoje foi difícil, com muitos nervos em jogo."

Draper acabou com a série de 16 vitórias consecutivas de Alcaraz no deserto da Califórnia, com um arranque a todo o gás, fechando o primeiro set em 23 minutos, quando Alcaraz não conseguiu lidar com o saque do canhoto.

O segundo set foi uma imagem espelhada do primeiro, com Alcaraz a encontrar o seu alcance e, depois de evitar um break point com um ás de 137 km/h no jogo de abertura, quebrou Draper três vezes para empatar o encontro.

"Foi um jogo estranho, com toda a honestidade", disse Draper. "O Carlos entrou um pouco desanimado, eu senti isso. Tive uma oportunidade no primeiro jogo do segundo, e ele apareceu com um ás... O que lhe aconteceu a ele aconteceu-me a mim, fiquei apertado, com pouca energia. Perdi-me durante 25 minutos, mas, no terceiro, fiquei muito orgulhoso da minha competitividade, da minha atitude e, de alguma forma, consegui ultrapassar a linha".

Draper, que perdeu um set a zeros pela primeira vez na sua carreira, quebrou Alcaraz para uma vantagem de 2-1 no terceiro jogo, num jogo que contou com uma longa revisão de vídeo que mostrou que o britânico tinha de facto conseguido recuperar um winner de um drop shot de Alcaraz sem um duplo ressalto.

Após a revisão, o árbitro Mohamed Lahyani começou por pedir que o ponto fosse repetido, mas depois atribuiu-o a Draper, decidindo que a sua decisão de "não levantar" na jogada não tinha prejudicado Alcaraz.

"Esperar pela revisão das bolas não me incomodou nada", disse Alcaraz: "Tudo o que posso dizer é que Jack veio, ele jogou muito melhor do que eu. Esse ponto não afectou em nada o meu jogo."

Com o ímpeto do seu lado, Draper quebrou novamente para uma vantagem de 5-2 - Alcaraz não conseguiu colocar quatro pontos de jogo. Draper mostrou algum nervosismo quando serviu para o jogo a 5-2 e foi quebrado, mas estabilizou-se para selar a vitória na sua segunda oportunidade.

Siga a final de Indian Wells com o Flashscore