Mais

Ténis: Jack Draper vence Holger Rune e conquista o título do ATP Masters Indian Wells

Jack Draper supera Holger Rune e conquista o título do ATP Masters Indian Wells
Jack Draper supera Holger Rune e conquista o título do ATP Masters Indian WellsMATTHEW STOCKMAN / GETTY IMAGES NORTH AMERIC / AGetty Images via AFP
O britânico Jack Draper venceu o dinamarquês Holger Rune por 6-2 e 6-2, este domingo, e conquistou o seu primeiro título do ATP Masters 1000 em Indian Wells.

Recorde as incidências da partida

O britânico, 14.º classificado, que derrubou o bicampeão Carlos Alcaraz nas meias-finais, não enfrentou um único break point ao derrotar o dinamarquês, 13.º classificado, em apenas 69 minutos, garantindo assim a sua entrada no top 10 do ranking mundial pela primeira vez.

"É incrível", disse Draper, semifinalista do US Open no ano passado, cujos preparativos para 2025 foram prejudicados por uma tendinite na anca.

"Estou muito grato e feliz por estar aqui, por poder jogar, com o meu corpo a sentir-se saudável e a minha mente a sentir-se ótima. Todo o trabalho que fiz nos últimos anos parece estar a encaixar-se no grande palco e não consigo expressar isso em palavras", acrescentou o jogador de 23 anos, que também perdeu um tempo significativo com uma lesão no ombro em 2023.

Draper esteve muito bem na sua primeira final de Masters 1000, abrindo uma vantagem de 4-0 quando Rune teve um início nervoso.

Draper perdeu apenas quatro pontos no serviço no set de abertura, enquanto Rune, que estourou em cena com um triunfo precoce no Paris Masters em 2022, teve 10 dos seus 19 erros não forçados no set.

O dinamarquês conseguiu segurar o serviço duas vezes antes de Draper embolsar o set, dando a si mesmo um set point com um ás antes de Rune bater um backhand na rede.

Draper quebrou Rune para abrir o segundo set e, apesar de o dinamarquês ter tido mais algumas oportunidades no segundo serviço de Draper, não conseguiu aproveitar.

Draper conseguiu uma segunda quebra para uma vantagem de 5-2 e, depois de enviar um forehand longo no seu primeiro match point, conseguiu a vitória quando Rune fez um backhand longo.

A corrida de Draper para o terceiro título da carreira incluiu vitórias, não só sobre Alcaraz, mas também sobre o vencedor de Indian Wells em 2022, Taylor Fritz, e a grande esperança da casa, Ben Shelton.

"Sinto que o mereço, com toda a honestidade", disse Draper.

"É uma sensação emocionante saber o quanto passei e dediquei-me e estar aqui agora para dizer que serei o número sete do mundo amanhã, não posso dizer o quanto isso significa para mim", explicou.