A número dois mundial da Polónia esteve em pleno controlo contra a dura ucraniana, ganhando livremente os primeiros 10 jogos. A polaca converteu seis das suas 11 oportunidades de break e não enfrentou qualquer ponto de break, parecendo que tudo estava terminado quando Yastremska conseguiu ganhar os seus dois últimos jogos de serviço do encontro.
"É sempre difícil terminar um encontro como este", disse Swiatek. "Mas estou contente por ter aumentado a minha intensidade no último jogo e por tê-lo encerrado com confiança, porque de certeza que foi um grande jogo. Tive o controlo desde o início, por isso estou feliz com o desempenho, com certeza", acrescentou a polaca que fechou a vitória em 65 minutos.
Depois de levantar o troféu em 2022 e 2024, Swiatek pode tornar-se a primeira mulher a ganhar três títulos em Indian Wells.
O registo de 20-2 no deserto da Califórnia dá-lhe uma percentagem de vitórias que só fica atrás da de Martina Navratilova, que teve um 10-0 perfeito aqui e é a única mulher a ganhar títulos consecutivos - em 1990 e 91.
Swiatek vai defrontar a checa Karolina Muchova, que esteve a perder por 3-5 no primeiro set, mas venceu 10 dos 11 jogos seguintes e derrotou a compatriota Katerina Siniakova por 7-5 e 6-1.
A russa Mirra Andreeva, de 17 anos, e a campeã de Indian Wells em 2023, Elena Rybakina, juntaram-se a Swiatek para distribuir pãezinhos enquanto preparavam um confronto da quarta ronda.
Andreeva, que triunfou no Dubai no mês passado para se tornar a mais jovem vencedora de sempre de um evento WTA 1000, precisou de 63 minutos para vencer a dinamarquesa Clara Tauson por 6-3 e 6-0, numa desforra da final do Dubai. Rybakina derrotou a britânica Katie Boulter por 6-0 e 7-5.
A quarta cabeça de série, Jessica Pegula, dos Estados Unidos, acabada de conquistar o seu primeiro título WTA do ano em Austin, foi outra das rápidas vencedoras, derrotando a chinesa Wang Xinyu por 6-2 e 6-1 em apenas 62 minutos. Pegula enfrenta agora a ucraniana Elina Svitolina, que venceu Danielle Collins por 6-2 e 6-4.
O Gladiador Grego
Daniil Medvedev foi o cabeça de cartaz do quadro masculino no evento combinado ATP Masters e WTA 1000, mas ainda mal tinha começado a jogar quando Michelsen, de 20 anos, se retirou devido a doença, depois de ter perdido os dois primeiros jogos.
"Intoxicação alimentar ou algo do género, estas coisas acontecem", disse Medvedev, que se dirigia para os courts de treino para se preparar para um confronto da quarta ronda com o americano Tommy Paul, 10º cabeça de série.
Paul venceu o britânico Cameron Norrie, vencedor de Indian Wells em 2021 e atual 77.º do ranking mundial, por 6-3 e 7-5.
Stefanos Tsitsipas, oitavo cabeça de série, que vem do seu primeiro título em quase um ano no Dubai, venceu Matteo Berrettini por 6-3, 6-3 numa desforra dos quartos de final do Dubai na semana passada. Tsitsipas perdeu apenas oito pontos no seu serviço, enquanto enganava o italiano com uma variedade de pancadas atléticas, quebrando-o três vezes no caminho para a vitória em 68 minutos.
Depois de meses de marasmo, Tsitsipas disse que estava a gostar de uma nova abordagem mental ao jogo.
"Sinto que quero entrar no court e ser um gladiador, e é assim que encaro todos os jogos que tenho de disputar", afirmou.
Tallon Griekspoor, o neerlandês n.º 43 do mundo que surpreendeu o número dois mundial e cabeça de série Alexander Zverev na segunda ronda, confirmou a sua grande vitória com um triunfo por 7-6 e 6-3 sobre o francês Giovanni Mpetshi Perricard, 29.º cabeça de série.
Griekspoor precisou de uma hora e 16 minutos para garantir a vitória, mas numa época em que perder o primeiro set se tornou um hábito alarmante, foi suficientemente rápido.
"É bom ganhar um jogo em menos de uma hora e meia", disse.
Griekspoor enfrenta a seguir o qualifier japonês Yosuke Watanuki, que bateu 47 winners na sua vitória por 6-4 e 7-6 sobre o americano Frances Tiafoe, 16º classificado.
Classificado em 349.º lugar no ranking mundial, depois de ter falhado mais de seis meses na época passada com tendinite no joelho esquerdo, Watanuki é o jogador mais mal classificado a atingir a quarta ronda desde Tommy Haas, 882º classificado, em 2004.