Recorde as incidências da partida
A checa, que deu à luz o filho Petr em julho passado, estava a jogar o seu segundo torneio desde que regressou de uma licença de maternidade de 18 meses, mas continua à procura da sua primeira vitória.
O jogo desta quarta-feira foi muito parecido com a sua derrota com Jodie Burrage em Austin, na semana passada, com Kvitova a não conseguir fechar o jogo depois de ter ganho o primeiro set.
Gracheva, de 24 anos, estava cheia de admiração pela sua adversária de 34 anos, que levantou o troféu em Wimbledon em 2011 e 2014.
"Se me deixarem recuar um pouco, quero mesmo felicitá-la", disse Gracheva.
"Porque ela teve um filho muito recentemente e estou muito feliz por ela ter agora o papel de mãe e de jogadora de ténis, o que é muito exigente. É muito inspirador para o desporto, para os atletas, para as mulheres - é simplesmente fantástico", acrescentou.
Todos os 32 cabeças-de-série masculinos e femininos estão apurados para a primeira ronda deste torneio combinado ATP Masters e WTA 1000, a primeira etapa da "Sunshine Double" em court duro dos EUA, que terminará em Miami.
Gracheva vai defrontar na segunda ronda Mirra Andreeva, a russa de 17 anos que eliminou três vencedoras do Grand Slam para se tornar a mais jovem campeã de sempre do WTA 1000 no Dubai, no mês passado.
A antiga número um mundial Naomi Osaka, que regressou de uma paragem de 15 meses no ano passado, depois de ter dado à luz a filha Shai em 2023, é a cabeça de cartaz da sessão noturna, defrontando a colombiana Camila Osorio.
A japonesa Osaka, que ocupava o 44.º lugar no ranking mundial, quando conquistou o seu primeiro título WTA em Indian Wells em 2018, não joga desde o Open da Austrália, onde se retirou do seu jogo da terceira ronda contra Belinda Bencic com uma tensão abdominal.
Em janeiro, retirou-se da final em Auckland com uma lesão abdominal.
A vencedora desse encontro vai defrontar Clara Tauson, que foi vice-campeã com Andreeva no Dubai.
Noutros jogos iniciais, a veterana francesa Caroline Garcia marcou encontro na segunda ronda com a campeã em título, Iga Swiatek, com uma vitória por 6-3 e 6-4 sobre a wild card americana Bernarda Pera.
"São jogos que me motivam e que também me permitem libertar-me e ver em que ponto estou", disse Garcia.
"Estou contente por jogar contra Iga. São sempre jogos renhidos, em que temos um bom confronto de estilos. Sei que o meu jogo pode causar-lhe problemas e que tenho de ser capaz de avançar nessa direção", acrescentou.