Mais

Ténis: Com apenas 17 anos, Mirra Andreeva conquista Indian Wells frente a Sabalenka

Mirra Andreeva dominou o seu segundo torneio WTA 1000 consecutivo
Mirra Andreeva dominou o seu segundo torneio WTA 1000 consecutivoPATRICK T. FALLON / AFP
Mirra Andreeva (17 anos) tem estado numa série inacreditável nas últimas semanas. A tenista russa dominou o WTA 1000 de Indian Wells depois do Dubai e conta com uma série de 12 vitórias. Na final no deserto californiano, derrotou a número um mundial Aryna Sabalenka (26 anos) por 2-6, 6-4 e 6-3 e vai subir ao sexto lugar do ranking mundial na segunda-feira e com o seu terceiro triunfo na carreira.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Sabalenka entrou no último encontro como ligeira favorita. Liderava por 4-1 no confronto direto contra Andreeva e, exceto no Open de França do ano passado, em que não estava 100% em forma, deu sempre uma lição à sua jovem adversária.

Parecia que seria outra lição após o final do primeiro set. Andreeva jogou a partida sem medo e conseguiu quatro break points no terceiro jogo. Sabalenka, no entanto, anulou todas as ameaças e permitiu à sua adversária, visivelmente frustrada, apenas mais um jogo no resto do set, e depois foi absolutamente dominante no seu próprio serviço.

Andreeva, que utilizou apenas o seu 19.º break point contra Sabalenka esta época (também se defrontaram em Brisbane e no Open da Austrália), não se deixou desanimar e, pelo contrário, melhorou o seu desempenho.

No segundo set, acertou 17 pancadas vencedoras contra sete erros não forçados, evitou os dois pontos de break e empatou o encontro. A jovem russa também estava mais confiante no serviço no jogo decisivo. Não confirmou o break do jogo de abertura, mas ganhou imediatamente uma nova vantagem. Não a deixou escapar e terminou a batalha na devolução.

Andreeva aumentou a sua atual série de invencibilidade para 12 jogos. Há algumas semanas, a jovem russa dominou de forma sensacional o evento da mesma categoria no Dubai, onde derrotou, entre outras, Rybakina e Iga Swiatek. Ela também derrotou a cazaque e a polaca aqui em Indian Wells e tornou-se a mais jovem finalista do torneio desde Kim Clijsters em 2001.

A adolescente mais bem sucedida do circuito feminino melhorou o seu registo final para 3-1. No ano passado, triunfou num evento de terra batida de menor dimensão na Roménia e perdeu para a compatriota Daria Kasatkina em Ningbo, na China. Dentro de poucas horas, poderá festejar um regresso relâmpago ao top 10 da classificação mundial e um novo máximo no ranking. Na segunda-feira, ela estará em sexto lugar.

Se Andreeva continuar a ser bem sucedida nas próximas duas semanas em Miami, será apenas a quinta tenista a ganhar tanto em Indian Wells como em Miami na mesma época. Apenas Victoria Azarenka, Shwiatek, Steffi Graf e Clijsters o fizeram no passado.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Sabalenka falhou 19.º troféu da carreira e o oitavo dos prestigiados 1.000. Ela piorou o seu registo final em superfícies duras para 16-8. Na terra batida e na relva, por outro lado, tem um registo global altamente negativo de 2-8 na decisão.

Antes de chegar à final, tinha ganho os seus últimos 17 jogos em betão nos Estados Unidos. Com a sua participação na final em Indian Wells, ela deu seguimento ao sucesso do verão passado em Cincinnati e no Open dos Estados Unidos. Também perdeu a final do BNP Paribas Open no ano anterior para Rybakina e ainda não recuperou do seu hat-trick falhado no Open da Austrália em janeiro.