Vondrousova teve de encerrar a época do ano passado depois de ter caído na primeira ronda de Wimbledon, onde defendia o seu título. Subsequentemente, foi submetida a uma cirurgia ao ombro e trabalhou a sua forma física para evitar mais lesões. Mas estas têm-na perseguido este ano.
Regressou aos courts em janeiro, em Adelaide, e teve de abandonar a segunda ronda em lágrimas devido a um problema na coxa esquerda. Devido à mesma lesão, falhou o Open da Austrália e também o torneio WTA 500 em Linz. Depois disso, esteve em forma durante algumas semanas e jogou no Médio Oriente, em Abu Dhabi, Doha e Dubai.
Mas os problemas de saúde estão de volta. A antiga n.º 6 do mundo e atual n.º 46 da classificação tem de falhar o primeiro de dois eventos do prestigiado Sunshine Doubles. No ano passado, chegou a Indian Wells, mas devido à morte do seu avô não jogou o seu encontro da terceira ronda e voou para casa, na República Checa.
Esta é apenas a quarta participação na secção feminina do torneio californiano. Mas é a terceira checa. Barbora Krejcikova e Karolina Pliskova, que ainda não começaram esta época, não vão começar em Indian Wells e também não vão a Miami. A russa Anastasia Pavlyuchenkova também se retirou.
A competição principal em Indian Wells está agendada de 5 a 16 de março. Prevê-se que oito tenistas checas participem na competição, incluindo Karolina Muchova, Linda Noskova e Petra Kvitova, que está a tentar regressar após uma interrupção por maternidade e a quem os organizadores deram um wild card.