Recorde as incidências da partida
Andreeva, de 17 anos, venceu por 1-6 e 2-6, numa aula magistral de 64 minutos contra Rybakina, a campeã de 2023 do torneio californiano.
Indian Wells não tinha uma jogadora mais nova do que Andreeva entre as oito primeiras desde a compatriota Anastasia Pavlyuchenkova em 2009.
A sua adversária na luta por um lugar nas meias-finais será a ucraniana Elina Svitolina, que mais cedo eliminou a local Jessica Pegula.
Ausente no ano passado devido a doença, Rybakina viu a sua série de oito vitórias consecutivasem Coachella Valley ser interrompida às mãos de uma implacável Andreeva.
A russa já tinha a fórmula para secar a antiga campeã de Wimbledon, que eliminou em fevereiro nas meias-finais no Dubai, onde se tornou a mais jovem vencedora de sempre de um torneio WTA 1000.
Na terça-feira, a pupila da espanhola Conchita Martinez teve um início forte e chegou a ter uma vantagem de 3-1 antes de o jogo ser interrompido durante 45 minutos pela chuva que afetou o programa de terça-feira. Com o court novamente seco, Mirra recuperou o controlo contra uma Elena inofensiva no serviço.
A cazaque, que normalmente tem no serviço a sua melhor arma, terminou com 43% de pontos de serviço ganhos e sem ases.
Rybakina teve apenas um indício de luta com o break de abertura no segundo set, mas Andreeva recompôs-se de imediato e passou sem resistência para celebrar a sua nona vitória consecutiva.
"Eu sabia que o jogo ia ser tremendamente difícil. Ela ganhou aqui e joga muito confortavelmente. Encontrei a mentalidade certa e lutei por todos os pontos", disse a radiante adolescente.