Mais

Ténis: Sabalenka sólida, Keys sofre mas avança para os oitavos em Indian Wells

Sabalenka em Indian Wells
Sabalenka em Indian WellsCLIVE BRUNSKILL/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/Getty Images via AFP
Aryna Sabalenka superou facilmente a italiana Lucia Bronzetti, enquanto a norte-americana Madison Keys teve dificuldades para ultrapassar a belga Elise Mertens e chegar aos oitavos de final do torneio WTA 1000 de Indian Wells (Califórnia, EUA), esta segunda-feira.

O sol não foi a única coisa a bater nesta tarde de segunda-feira no deserto californiano, com as bolas no Estádio N.º 1 a sentirem toda a força das pancadas de Aryna Sabalenka, que derrotou Lucia Bronzetti por 6-1 e 6-2 em uma hora e um quarto.

Em busca do seu primeiro título em Indian Wells, Sabalenka mostrou a diferença de nível entre ela e a 62.ª jogadora do mundo, que foi rapidamente dominada.

Na quarta-feira, Sabalenka vai jogar os oitavos de final contra a surpreendente britânica Sonay Kartal, 83.ª do mundo, que entrou no sorteio por desistência, depois de ter vencido a russa Polina Kudermetova (51.ª) por 7-5 e 6-3 na terceira ronda.

Antes, a melhor jogadora do início da época, a americana Madison Keys, teve de se esforçar muito para vencer a belga Elise Mertens por 6-2, 6-7 (8/10), 6-4, após 2 horas e 48 minutos de um jogo difícil.

A americana de 30 anos venceu o seu 14.º encontro consecutivo, na sequência das suas vitórias em Adelaide e no Open da Austrália em janeiro, o seu primeiro Grand Slam.

"É sempre difícil quando sentimos que não estamos a jogar o nosso melhor ténis contra um adversário de qualidade", disse. "Foi frustrante, com altos e baixos, foi uma sobrevivência."

Mertens resistiu à adversária durante todo o encontro, criando inúmeros pontos de break (15, por 3 convertidos). Keys serviu para o jogo a 5-3 no segundo set, mas falhou dois match points, incluindo um numa dupla falta, antes de perder o seu serviço.

Num tie-break intenso, a belga, com a coxa direita enfaixada, passou para a frente por 10-8, depois de mais dois match points de Keys, que esteve muitas vezes em falta. O terceiro set foi igualmente disputado, mas Keys acabou por vencer ao servir para o jogo a 5-4, aproveitando um backhand de Mertens para a rede no seu sexto match point, para um oitavo contra a sua compatriota Emma Navarro ou a croata Donna Vekic.

Coco Gauff superou facilmente o grego Mario Sakkari (29.º) por 7-6 (7/1) e 6-2.