Recorde as incidências da partida
Na sexta-feira, a número um mundial, que luta pelo terceiro triunfo da sua carreira neste evento, venceu a francesa Caroline Garcia por 6:2, 6:0 em 63 minutos. Dois dias depois, derrotou a ucraniana Dajana Yastremska por 6:0 e 6:2 em estilo semelhante, com a polaca a ter um "sorteio livre" na primeira ronda.
O encontro desta terça-feira começou com uma hora de atraso devido à chuva. As tenistas entraram em campo e começaram a aquecer, como previsto, sob uma ligeira chuvada, mas quando estavam prestes a iniciar o seu duelo, a chuva começou a cair com muito mais força e tiveram de regressar aos balneários. A competição recomeçou sob um sol radioso.
As perturbações iniciais não tiraram a jovem polaca, de 23 anos, do seu ritmo, pois entrou no jogo muito concentrada e confiante. Rapidamente cometeu uma dupla falta sobre a sua rival cinco anos mais velha, que estava a cometer muitos erros não forçados. A situação não se alterou até ao final do primeiro jogo, em que Swiatek permitiu que Muchova, 15.ª classificada no ranking mundial, ganhasse apenas um jogo.
O segundo set seguiu um padrão semelhante ao primeiro, embora a checa tenha reduzido um pouco os seus erros e tenha lutado de forma mais equilibrada. No entanto, ao fim de três jogos, era a polaca que liderava por 3:0 com um break point. Na segunda parte do set, o nível da jogadora de Olomouc baixou e, como resultado, a vice-campeã da lista WTA quebrou-a novamente. A jogadora não se conteve e serviu para a vitória do encontro. Fechou o encontro em 58 minutos.
Este foi o quinto duelo entre estas tenistas e a quarta vitória de Swiatek.
Para avançar para as meias-finais, a polaca vai lutar com a chinesa Qinwen Zheng, número oito do ranking, ou com a ucraniana Marta Kostjuk, número 18 do torneio.
Magdalena Fręch e Magda Linette tinham anteriormente desistido do torneio em Indian Wells.