Williams, que jogou apenas dois torneios na época passada, disse num evento na Dinamarca que não tinha sido informada do wild card antes de o torneio o anunciar na quarta-feira e acrescentou que não podia competir devido a compromissos anteriores.
"Achei o anúncio super divertido porque, não sei, as pessoas parecem estar felizes, por isso pensei: 'Talvez me entusiasme, não sei'. Na verdade, eu não vou. Vou estar no estrangeiro", disse Williams no evento na cidade de Naestved.
O diretor do torneio, Tommy Haas, emitiu mais tarde uma declaração confirmando que Williams não iria jogar no evento de 2 a 16 de março no sul da Califórnia.
"A nossa equipa foi informada de que a Venus não aceita o wildcard este ano. Desejamos a Vénus o melhor e esperamos vê-la de novo em Indian Wells no futuro", lê-se no comunicado.
Williams boicotou o evento durante 15 anos, depois de os fãs terem vaiado e gozado a sua irmã mais nova, Serena, durante a sua vitória na final de 2001 sobre Kim Clijsters, aparentemente em resposta à desistência de Vénus, lesionada, da sua meia-final.
"Adoro Indian Wells, adoraria estar lá e, se pudesse ter aceite, teria dito 'sim', mas já assumi compromissos", acrescentou Williams.